Em 15 de abril de 2003, a ABNT mudou sua identidade visual, buscando uma comunicação mais dinâmica com o público. Este reposicionamento da marca fez parte da estratégia decorrente das mudanças organizacionais e filosóficas que colocaram a ABNT como uma entidade que se modernizou, em perfeita sintonia com o que acontece no mundo da normalização.

O primeiro logotipo da ABNT foi criado na época de sua fundação, há mais de 70 anos, acompanhando uma tendência que se verificava, na ocasião, nas principais entidades congêneres, entre elas o Instituto Argentino de Normalização que, já em 1935, utilizava um círculo em volta de sua sigla.

No esforço contínuo da ABNT para disseminar a importância da normalização no Brasil e no mundo, o novo logotipo tem um papel fundamental. Continua sendo o símbolo da personalidade da organização, imprimindo mudanças significativas, embora sutis. O novo desenho mantém a essência da marca ABNT. Traduz uma entidade que se atualiza, assimila rapidamente as demandas de seu tempo, avança para o futuro sem abrir mão de sua tradição e orgulha-se de sua história.


Da Proteção

As marcas e os softwares desenvolvidos pela ABNT estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)  e os domínios eletrônicos no Registro BR (órgão responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br.)