Objetivo do Programa

Da mesma forma que o PSQ (Programa Setorial da Qualidade) dos fabricantes de estruturas de aço, o programa da ABNT PE-043.02 - Certificação do serviço de aplicação de proteção passiva contra fogo em estruturas de aço tem âmbito nacional e adesão voluntária, e é aberto a qualquer aplicador de produtos para proteção passiva contra fogo em estruturas de aço.

O programa de Certificação do serviço de aplicação de proteção passiva contra fogo em estruturas de aço tem como objetivo a concessão e manutenção do Certificado de Conformidade da ABNT para este tipo de serviço. Esse certificado funciona como um selo de qualidade, que ajuda a garantir que a empresa aplicadora possua rastreabilidade dos produtos e padronização dos serviços oferecidos dentro das normas e procedimentos adequados.


Esta Certificação da ABNT surge para combater a não-conformidade intencional praticada por alguns aplicadores. A meta é criar a isonomia competitiva e disponibilizar para o mercado consumidor produtos com a mesma qualidade existente nos EUA e na Europa, oferecidos por empresas certificadas, através de um processo de auditoria conduzido por um Organismo Certificador independente com amplo reconhecimento no mercado nacional e internacional.

 

Requisitos para Certificação

A Certificação envolve várias etapas, incluindo a preparação e análise da documentação técnica da empresa, dos produtos que aplica, a elaboração de procedimentos para adequação a diversos quesitos da NBR ISO 9001:2008  e auditorias internas e de campo.

O investimento mínimo necessário é aquele requerido para as empresas implementarem um SGQ formal e documentado, além dos custos futuros da obtenção e manutenção da Certificação junto a ABNT. Esse é o processo normal de certificação, similar ao praticado em outros países como os EUA.  


Entidades e empresas participantes – estágio atual

A Certificação é efetuada pela ABNT e conta com o apoio integral do CBCA. O programa de certificação foi discutido com todos os aplicadores e fabricantes de proteção passiva contra fogo em estruturas de aço atuantes no Brasil, e elaborado com base em programas similares da ABNT e nos procedimentos de inspeção específicos utilizados nos EUA e Europa.

Muitos aplicadores se mostraram interessados em obter a certificação e atualmente duas empresas já passaram por todo o processo e obtiveram a certificação.

 

Benefícios da Certificação do serviço de aplicação de proteção passiva contra fogo em estruturas de aço
A certificação é muito importante para regulamentar o mercado criando uma competição saudável e de elevada qualidade técnica entre os aplicadores.  Toda a cadeia construtiva se beneficia dela.

Para quem contrata é claramente interessante poder contar com empresas respaldadas pela ABNT Certificadora.  Para uma construtora, por exemplo, são várias as vantagens.  Maior confiabilidade na correta execução da proteção passiva, facilidade no gerenciamento do contrato, já que o prestador de serviço conta com procedimentos padronizados, e melhora a percepção que seu cliente final (o dono do edifício) tem do seu sistema de qualidade, agregando valor a suas propostas.  Ao final dos serviços o edifício contará com um selo de qualidade conforme o modelo abaixo:

Já arquitetos e projetistas que recomendem em suas especificações a execução dos serviços por empresas certificadas têm maior garantia de que seus projetos serão executados com os padrões de qualidade que desejam.  Também fabricantes de estruturas metálicas que busquem parcerias com empresas certificadas estarão aumentando sua credibilidade junto ao mercado e com isso facilitando seus negócios.

 

Para as empresas aplicadoras de proteção passiva contra fogo em estruturas metálicas, as vantagens da certificação vão além dos benefícios óbvios do ponto de vista de padronização da produção e implementação do sistema da qualidade.  Elas estarão se diferenciando das empresas concorrentes que não estejam certificadas, e com isso evidenciarão ao mercado seu comprometimento com a qualidade, o que trará vantagens competitivas que se traduzem em novos negócios.


Relação dos Fabricantes de Estruturas de Aço Certificados 
Atualmente, o PSQ possui 
02 (duas) empresas certificadas:
PCF Soluções em Engenharia LTDA, certificada em maio de 2007; e MAKER Engenharia Comércio e Serviços de Isolantes LTDA, certificada em dezembro de 2011.