Mensagem do Dia Mundial da Normalização

14 de outubro de 2013

Normas internacionais asseguram uma mudança positiva

As normas internacionais são ferramentas poderosas para levar à mudança positiva, detalhando especificações que podem abrir mercados globais, criar ambientes comerciais, estimular o crescimento econômico e ajudar na atenuação e adaptação à mudança climática. Cada vez mais a comunidade internacional enfrenta ambientes complexos, além de uma necessidade de equilibrar soluções para os desafios macroeconômicos.

Colocando seu conhecimento a serviço do interesse público, especialistas nesses e em muitos outros assuntos juntam-se para criar normas que compartilham inovação com todos os países do mundo e, assim, oferecem aos negócios, governo e sociedade uma plataforma sólida para uma mudança positiva. Normas internacionais representam a visão de consenso dos principais especialistas mundiais nos setores industriais, desde serviços públicos de energia e eficiência energética a transporte, sistemas de gestão, mudança climática, saúde, segurança e tecnologia da informação e da comunicação.

Normas sustentam um rápido crescimento econômico em países em desenvolvimento, indicando melhores práticas que lhes possibilitam a urbanização. Elas estão se tornando cada vez mais importantes para ajudar as cidades a desenvolver infraestruturas mais inteligentes e sustentáveis, transformando-as em um lugar melhor para se viver.

Além de garantir que produtos, serviços e ambientes tornem-se mais acessíveis a pessoas portadoras de deficiências, as normas internacionais também estão sendo aplicadas como ferramentas para ajudar a melhorar a eficiência energética e reduzir os resíduos e emissões de gases de efeito estufa. Elas compartilham melhores práticas em geração de energia renovável, estabelecem requisitos e processos inovadores para o descarte de resíduos e reciclagem e ferramentas para aumentar a eficiência e a sustentabilidade ambiental em todos os setores da indústria.

Organismos internacionais de normalização, como IEC, ISO e ITU, proporcionam coesão a uma imensidão de normas nacionais e regionais, harmonizando, dessa maneira, melhores práticas globais, eliminando barreiras técnicas ao comércio e promovendo o desenvolvimento econômico e social. Esses benefícios são, por fim, passados ao consumidor na forma de mais opções de escolha, melhor qualidade e menores preços.

Atualmente a IEC, ISO e ITU estão empregando os benefícios da normalização, testados ao longo do tempo, para intermediar o consenso global sobre as melhores abordagens para os desafios sociais, econômicos e ambientais. Os princípios subjacentes à normalização internacional são hoje mais relevantes do que nunca. As normas continuam a garantir mudança positiva removendo barreiras à comunicação e à cooperação, e o trabalho desses organismos internacionais de normalizaçãopermanece no centro do desenvolvimento de normas que compartilham conhecimento entre todos os países do mundo e, portanto, fornecem base para a construção da prosperidade global.