Mensagem do Dia Mundial da Normalização

14 de outubro de 2014

Normas estabelecem condições de igualdade 

Vivemos em um mundo que está passando por profundas transformações em todos os setores. As economias nunca foram tão interdependentes. Hoje, os produtos que são consumidos em um mercado, não são mais fabricados em um único país, pois antes de chegarem ao consumidor final, passam por vários países onde se agrega valor até chegar ao produto final. 
Empresas de Pequeno e Médio Portes (PME) que utilizam normas internacionais têm maior facilidade em fazer com que seus produtos sejam certificados e apresentam maior capacidade de competir e vender em qualquer lugar do mundo. Com as normas internacionais, as PME são capazes de participar de cadeias globais de valor e se beneficiar da transferência de tecnologia. 
Países que integraram normas internacionais em suas políticas e regulamentações são capazes de melhor proteger seus consumidores e dar-lhes uma maior escolha de produtos de qualidade. 
Em um mundo onde a influência e o peso das economias emergentes estão mudando o equilíbrio do poder, a utilização das normas internacionais em produtos e serviços contribui para estimular o comércio, superar barreiras comerciais e ajudar a estabelecer condições equitativas. Isto faz com que as empresas, indústrias e economias fiquem mais competitivas, tornando a exportação mais fácil, e incentivando a diversificação tanto nacional quanto internacional.