Mensagem do Dia Mundial da Normalização

14 de outubro de 2015

As Normas: a língua mundial comum

Por exemplo, símbolos gráficos mostram informações importantes de maneira rápida e clara, sem importar o idioma que o lemos. Instruções de como lavar a roupa, saídas de emergência, manuseio de equipamentos elétricos. Mas, se o mundo utilizasse símbolos diferentes para o mesmo propósito, não estariam cumprindo o objetivo!

A tecnologia também necessita de normas para comunicar-se. Alguma vez já se perguntou como um computador envia arquivos para impressoras de marcas diferentes? As normas estabelecem regras e parâmetros comuns para que os produtos possam trabalhar entre si. Os formatos de arquivo normalizados, como JPEG e MPEG permitem compartilhar vídeos e fotos com familiares e amigos utilizando a tecnologia de diferentes fornecedores.

Agora imagine como seria difícil encomendar produtos e peças de fornecedores internacionais, se não tivéssemos unidades de medidas normalizadas. Os termos “pequeno”, “médio” e “grande” significam diferentes tamanhos para diferentes pessoas.

As normas não somente são boas para o comércio, mas também facilitam para que as pessoas em todo o mundo trabalhem juntas.

As normas internacionais são como pilares da tecnologia. São essenciais para que os produtos trabalhem juntos, sem problemas e para que as pessoas se comuniquem facilmente. Quando possuem normas, as coisas funcionam facilmente, mas se não são utilizadas, logo notaremos. Em um mundo sem normas, as atividades rotineiras, como fazer uma ligação, navegar pela Web ou utilizar nossos cartões de crédito quando viajamos, seriam muito mais complicadas, quase impossíveis.