Visitantes terão a oportunidade de conhecer o projeto sobre gestão de gases de efeito estufa, desenvolvido em parceria com o BID

A XV Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (Fimai/Simai 2013) será realizada nos dias 5 a 7 de novembro no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Mais uma vez a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estará presente no evento, agora com participação reforçada: receberá o público em seu estande para divulgar seus produtos e serviços, e fará uma apresentação do projeto “Gestão dos Gases de Efeito Estufa: Um Novo Mercado para Pequenas e Médias Empresas”, que está sendo desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No dia 6 de novembro, das 16h30 às 18h30, Luiz Claudio Lemos, analista técnico da ABNT e consultor do Projeto ABNT/BID, presidirá a mesa no painel “Sistemas que valorizam a Gestão Sustentável nas Empresas, com enfoque para as Auditorias Ambientais, Selos Verdes e Certificação de GEE”. No dia 7, das 14h às 15h, no Auditório dos Expositores, Lemos apresentará o Projeto ABNT/BID, uma iniciativa inovadora destinada a estimular pequenas e médias empresas a controlar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, futuramente, fortalecer o mercado de carbono no país.

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), destinadas aos mais diferentes setores. Participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Desde 1950, a ABNT é também um organismo de certificação acreditado, e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas, pessoas e rotulagem ambiental.

Atualmente, a ABNT reúne mais de 200 comitês técnicos e mantém no seu acervo cerca de 8 mil normas. No estande da ABNT na Fimai/Simai, os visitantes poderão conhecer, por exemplo, as normas elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental (ABNT/CB-38), que tratam de sistemas de gestão ambiental (série ABNT NBR ISO 14000), avaliação do ciclo de vida, rotulagem ambiental e gases de efeito estufa.

Com um Centro de Informações Tecnológicas e para Negócios (CIT), no qual os interessados podem fazer consultas sobre o acervo, a ABNT disponibiliza também o ABNTCatálogo, serviço que permite a pesquisa de normas via internet. Outras facilidades, como o acesso unificado ao acervo e gerenciamento das normas, com rapidez e segurança, são disponibilizadas pelo ABNTColeção. Por meio de sua área de Capacitação,  a ABNT oferece ampla programação de cursos com base em normas técnicas, para promover a atualização de profissionais dos mais diferentes setores.

Trabalhando em sintonia com governos e com a sociedade, a ABNT contribui para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.

 

 

Contatos com a imprensa:

Denise Lima – 11 99611.7381 - e-mail: denise.lima@abnt.org.br

Oficina da Palavra – 11 3289.2139

Visite: www.abnt.org.brwww.abnt.org.br/catalogo  

Acompanhe:  Facebook (Abnt Normas Técnicas), Twitter (@abntoficial) e Linkedin (abnt-associação-brasileira-de-normas-técnicas).

 

Esperamos por você no estande da ABNT na XV Fimai/Simai: 30-E