Um painel, no dia 3, mostrará a importância da normalização para os negócios.

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma das organizações participantes da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial – Mercopar, que chega neste ano à sua 22º edição, com a proposta de promovernegócios e parcerias entre empresas nacionais e internacionais, independentemente do porte, com o objetivo de estimular a integração e a competitividade desses mercados. A Mercopar acontecerá nos dias 01 a 04 de outubro, das 14h às 21h, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431), em Caxias do Sul (RS).

Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, a Mercopar tem como público-alvo empresários, fornecedores e distribuidores ligados aos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais.

A ABNT receberá visitantes em um estande (W 653) para divulgar seus serviços e participará de programação organizada pelo  Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). “A ABNT e o que a normalização pode fazer pela sua empresa” é o nome do painel marcado para o dia 3 de outubro. Às 16h15, o diretor adjunto de Negócios, Odilão Baptista Teixeira, fará uma apresentação da ABNT e da importância da Normalização; na sequência, às 16h30, ele falará sobre os treinamentos oferecidos em Normalização. Os serviços do Centro de Informação Tecnológica e para Negócios (CIT) serão apresentados por seu coordenador, Rafael Antonio Sorrija, às 16h45. Às 17h, a Gerência de Articulação Nacional exporá as vantagens de ser associado à ABNT e participar da Normalização brasileira; e às 17h15, o tema será Acesso às normas técnicas e participação no processo de Normalização. Para mais informações e inscrições: (54) 3228.1855.

Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais, a ABNT é responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), destinadas aos mais diversos setores. Com cerca de 200 comitês técnicos em atividade atualmente, a ABNT disponibiliza à sociedade um acervo com aproximadamente 8 mil normas.

Na área de interesse do público da Mercopar, há grande quantidade de normas elaboradas por diferentes Comitês Técnicos. Algumas delas tratam de assuntos relevantes para organizações de qualquer setor, como gestão da qualidade, gestão ambiental e responsabilidade social. Quando o objetivo é inovar, destacam-se três normas: ABNT NBR 16500:2012, Atividades para gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&I) — Terminologia; ABNT NBR 16501:2011, Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&I); e ABNT NBR 16502:2012, Gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&I) — Diretrizes para elaboração de projetos de PD&I.

Em seu esforço para disseminar a importância da normalização técnica, a ABNT vem realizando desde 2007 o Exponorma, evento que reúne congresso, palestras técnicas e uma exposição com a participação de Comitês Técnicos e empresas que adotam normas em seus produtos e serviços. A edição de 2013 acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com o tema “Normas Técnicas asseguram uma mudança positiva”. 

 

Contatos com a imprensa:

Denise Lima – 11 99611.7381 - Oficina da Palavra – 11 3289.2139

E-mail: denise.lima@abnt.org.br

Visite: www.abnt.org.brwww.abnt.org.br/catalogo ewww.abnt.org.br/consultanacional

Acompanhe:  Facebook (Abnt Normas Técnicas), Twitter (@abntoficial) e Linkedin(abnt-associação-brasileira-de-normas-técnicas).