A ABNT estará no evento, oferecendo informações sobre a normalização para o setor.
 
 
Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. Nos dias 17 a 20 de setembro, durante a 18ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar (Febrava), a ABNT estará à disposição dos visitantes, para apresentar seus serviços e as normas técnicas para o setor.
 
A Febrava será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP) e incluirá em sua programação o XIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar (Conbrava), o XIII Encontro de Projetistas e a Rodada Internacional de Negócios. A ABNT, por meio de seu Centro de Informações Tecnológicas e para Negócios (CIT), ocupará um espaço na biblioteca da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
 
Atualmente, a ABNT mantém mais de 200 comitês técnicos. Na área de interesse do público da Febrava, atua o Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABNT/CB-55), que disponibiliza cerca de 40 normas, três delas publicadas neste ano: ABNT NBR 16186:2013, Refrigeração comercial, detecção de vazamentos, contenção de fluido frigorífico, manutenção e reparos; ABNT NBR 10185:2013, Reservatórios térmicos para líquidos destinados a sistemas de energia solar — Determinação de desempenho térmico — Método de ensaio; e ABNT NBR 6111:2013, Torres de resfriamento de água — Terminologia.
 
Encontram-se em Consulta Nacional dois novos Projetos de Normas: 55:002.03-003, Dutos fabricados em painéis pré isolados, que pode ser apreciado até 20/09; e 55:001.04-004, Sistemas de refrigeração para supermercados – Diretrizes para o projeto, instalação e operação, disponível até 22/09.
 
Duas Comissões de Estudo Especiais também atuam na normalização de interesse do setor, sendo assessoradas pelo ABNT/CB-55. Uma delas é a ABNT/CEE-138, de Equipamentos de limpeza do ar e outros gases, que disponibiliza a ABNT NBR 16101:2012, Filtros para partículas em suspensão no ar — Determinação da eficiência para filtros grossos, médios e finos. A outra é a ABNT/CEE-155, de Materiais Isolantes Térmicos e Acústicos, que reúne 55 normas técnicas.
 
Em seu esforço para disseminar a importância da normalização técnica, a ABNT vem realizando desde 2007 o Exponorma, evento que reúne congresso, palestras técnicas e uma exposição com a participação de empresas que adotam normas em seus produtos e serviços. A edição de 2013 acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com o tema “Normas Técnicas asseguram uma mudança positiva”. 
 
 
 
Contatos com a imprensa:
 
Denise Lima – 11 9611.7381 - E-mail: denise.lima@abnt.org.br
 
Oficina da Palavra – 11 3289.2139
 
Visite: www.abnt.org.br; www.abnt.org.br/catalogo e www.abnt.org.br/consultanacional
 
Acompanhe:  Facebook (Abnt Normas Técnicas), Twitter (@abntoficial), YouTube (canalabntweb) e Linkedin (abnt-associação-brasileira-de-normas-técnicas).
 
 
 
Localização da Livraria ASHRAE:  H 44