Normas para piscinas e óculos de proteção solar ajudam na prevenção de acidentes

As temperaturas altas do verão brasileiro têm levado, cada vez mais, pessoas às piscinas e elevado o número de adeptos do uso de óculos para proteção solar. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) alerta para os cuidados que a população deve ter para usufruir melhor e com mais segurança da estação mais quente do ano.

Grande aliado na proteção ao sol, os óculos escuros exigem atenção especial. Para evitar qualquer incômodo ou ferimento, estes devem ser isentos de saliências, bordas cortantes ou outros defeitos. O consumidor deve estar atento ainda a procedência do produto. Devem ser fornecidas, entre outras informações, identificação do fabricante ou fornecedor; número de categoria do filtro, categoria ótica e valor nominal da transmitância luminosa (fração da luz incidente).

Já para as piscinas, a maior preocupação é com as crianças. Clubes, parques aquáticos e instituições, entre outros locais públicos, são orientados a apresentar este tipo de serviço de acordo com as normas ABNT NBR 11238 - Segurança e higiene de piscinas;. ABNT NBR 11239 - Projeto e execução de piscina; e ABNT NBR 10818 - Qualidade de água de piscina.

Abaixo, algumas orientações da ABNT para essas normas:

Ø  As piscinas públicas, coletivas, de hospedaria e residenciais coletivas devem ter operador de piscina habilitado;

Ø  As piscinas públicas e coletivas, quando em funcionamento, devem estar sob vigilância de salva-vidas, trajados com identificação trajados, na proporção de um para 300m2 de água;

Ø  Todo tanque deve possuir um meio de entrada e saída na sua parte rasa;

Ø  Tanques das piscinas infantis não podem exceder profundidade máxima de 0,60 m;

Ø  Os ralos de fundo dever ser cobertos por grades ou tampas, cujas aberturas tenham - no máximo - 10mm de largura, executadas de forma a evitar a entalação de dedos, brinquedos ou outros objetos e que possam ser removidos mediante o uso de ferramentas.

A ABNT possui uma lista extensa de normas sobre este assunto, que possuem orientações para a realização desta atividade sem nenhum risco. Algumas normas:

·         ABNT NBR 11238:1990 – Segurança e higiene de piscinas – Procedimento;

·         ABNT NBR 11239:1990 – Projeto e execução de piscina (equipamento para a borda do tanque) – Procedimento;

·         ABNT NBR 10818:1989 – Qualidade de água de piscina – Procedimento;

·         ABNT NBR 9818:1987 - Projeto de execução de piscina (tanque e área circundante) - Procedimento

·         ABNT NBR 15111:2013 VERSÃO CORRIGIDA:2014 – Óculos para proteção solar, filtros para proteção solar para uso geral e filtros para observação direta do sol;

·         ABNT NBR 16180:2013 – Óptica oftálmica – Armações e óculos solares – Fluxo – grama do processo produtivo básico.

Para saber um pouco mais sobre estas e outras normas referentes ao assunto acesse www.abnt.org.br/catalogo.

A ABNT é o Fórum Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das normas brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical  Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Informações à imprensa

Approach Comunicação Integrada