Entidade apresentará a importância das normas técnicas como ferramenta de competitividade ao Pequeno Negócio 

 

Uma boa ideia pode ser o ponto de partida para um novo negócio, mas quem busca a competitividade e a perenidade em seu nicho de mercado precisa de processos que garantam a qualidade de produtos ou serviços. Este suporte é oferecido por normas técnicas e poderá ser conferido durante a Feira do Empreendedor Mato Grosso 2015, que acontecerá nos dias 23 a 26 de setembro, das 15 h às 22 h.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) participará do evento e receberá os visitantes em seu estande para apresentar os benefícios da normalização e seu papel na disseminação das melhores práticas.

Desde 2008, um convênio firmado entre a ABNT e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possibilita que as organizações, a partir de um simples cadastro, tenham acesso, gratuitamente, a coleções de normas setoriais sobre: cadeia apícola; cerâmica vermelha; confecção; construção civil – blocos de concreto; construção civil – drywall e gesso; construção civil – esquadrias; couro e calçados; incêndio; madeira e móveis; plástico; reciclagem e sustentabilidade; e reparo de veículos.

As empresas também podem adquirir outras normas de seu interesse, pagando 1/3 do valor de mercado na aquisição de normas. O endereço eletrônico para acesso é: www.abnt.org.br/paginampe. A parceria entre a ABNT e o Sebrae ainda contempla cursos de capacitação, que não só estimulam a utilização de normas técnicas, como preparam os profissionais das empresas a participar do processo de normalização.

Com um Centro de Informações Tecnológicas e para Negócios (CIT), no qual os interessados podem fazer consultas sobre o acervo, a ABNT oferece ainda o ABNTCatálogo, serviço que permite a pesquisa de normas via internet. Outras facilidades, como o acesso unificado ao acervo e gerenciamento das normas, com rapidez e segurança, são disponibilizadas pelo ABNTColeção.

 

Serviços:

Feira do Empreendedor Mato Grosso 2015

23 a 26 de setembro (15 h às 22 h)

Local: Centro de Eventos do Pantanal

Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n - Jardim Santa Marta, Cuiabá/MT.

Para mais informações: http://www.feiradoempreendedormt.com.br/portal/tpl1/

 

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.