O Sistema ABNT de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos será lançado oficialmente no próximo dia 06 de abril, na cidade de São Paulo.

Com o objetivo de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, a ABNT e a Carbon Trust, organização sediada em Londres sem fins lucrativos que aconselha governos e companhias ao redor do mundo, desenvolveram o Sistema Brasileiro de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos. Este projeto foi patrocinado pela Embaixada Britânica no Brasil e desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

Com base na experiência da Carbon Trust em seu próprio sistema e de outros países, este sistema baseia-se em normas internacionais reconhecidas e foi projetado juntamente com os seus beneficiários finais – as indústrias brasileiras contando com um grupo de empresas de 7 setores industriais: aço, alimentos, alumínio, cimento, tecidos, químicos e vidros.

A Pegada de Carbono de um produto mostra a quantidade de gases de efeito estufa emitida durante a fabricação de um produto; e um resumo de quais componentes (materiais de entrada, resíduos e emissões por processo) contribuem mais para o total da pegada. Munido desta informação, empresas e governos podem tomar decisões para encontrar formas eficazes de otimizar processos e consequentemente reduzir as emissões.

Este sistema apoia os esforços do Brasil para fomentar uma economia sustentável, alinhado com a Política Nacional de Mudanças Climáticas e com o Plano Indústria. Como a matriz energética brasileira tem uma participação importante de energia renovável, os indicadores tendem a ser relativamente favoráveis na comparação internacional permitindo que a indústria brasileira tire partido de uma vantagem competitiva natural do País.

A ABNT sendo a gestora do Sistema e, trazendo esse conhecimento inédito ao Brasil, coloca à disposição das empresas de todos os setores e portes, mais um serviço com a marca de excelência ABNT.

 

Serviço:

Lançamento do novo Sistema ABNT de Medição e Certificação da Pegada de Carbono e Água de Produtos

6 de abril de 2016 - das 14 h às 18 h

Local: Hotel Pullman Vila Olímpia - Rua Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia, São Paulo

Confirme sua presença através do email: abnt@teleeventos.com.br

 

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa. 

 

Assessoria de Imprensa:

Priscila Souza

comunicacao@abnt.org.br

11 3017.3665