A 19ª edição do São Paulo Boat Show, o próximo grande salão náutico do País, que acontecerá na capital paulista, de 6 a 11 de outubro, conta com a maior variedade de lançamentos de lanchas, veleiros, jets, infláveis e caiaques, motores e equipamentos e uma gama completa de produtos ligados ao universo náutico.

O evento deve marcar ainda, segundo Eduardo Colunna, presidente da Acobar, a difusão do Selo Acobar, instituído em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para barcos certificados pela entidade – uma forma de atestar a qualidade dos produtos da indústria nacional.

A construção e a operação de embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro vêm crescendo bastante nos últimos anos. A segurança dessas embarcações está diretamente relacionada aos cuidados tomados durante a sua construção, assim como à segurança individual de todas as pessoas envolvidas e à proteção do meio ambiente.

A criação deste Selo visa evidenciar critérios de construção que elevam a segurança das embarcações de esporte e recreio, uma vez que ela estabelece importantes requisitos que foram aperfeiçoados em função da experiência em serviço de embarcações de recreio em plástico reforçado em fibra de vidro.

Contudo, cresce a importância de sua utilização por parte de todos os atores envolvidos na cadeia de produção, comercialização e utilização de embarcações de recreio.

O Selo também traz muitas vantagens para os fabricantes, evidenciando a transparência do estaleiro, a qualidade das embarcações construídas e se constituindo em uma poderosa ferramenta de marketing, fortalecendo a imagem da empresa e a marca.

Os principais objetivos do Selo são: otimização da gestão e dos processos internos atinentes ao processo de fabricação de embarcações; que Estaleiros tenham ciência e busquem em seus processos de fabricação, o cumprimento de normas legais descritas no Programa; que consumidores recebem produtos com qualidade e aspectos de segurança melhores; e fortalecer a expansão da indústria náutica brasileira, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica.

É difícil saber sobre a qualidade e instalação dos produtos e componentes críticos de uma embarcação, como os materiais de construção, sistema de propulsão, sistemas de combustível e água, sistema elétrico, governo e flutuação. Para isto, a ABNT e a Acobar estão desenvolvendo requisitos para que os fabricantes sigam padrões internacionais de construção e segurança.

Para capacitação da equipe técnica da ABNT envolvida no desenvolvimento destes requisitos a Mercury recebeu, recentemente, em suas instalações a ABNT e a Marinha do Brasil. A Mercury Marine®, fabricante de motores de propulsão, abriu um novo centro de treinamentos no Rio de Janeiro, Brasil. “A meta principal dessa instalação é oferecer um serviço de treinamento de alta qualidade providenciando um ambiente onde os alunos possam ter maior interação com o produto e aprender efetivamente sobre a operação e manutenção de motores Mercury”, disse Bill Gress, presidente da Mercury Marine América do Sul.

Serviço:

Lançamento do Selo Acobar na 19ª edição do São Paulo Boat Show

SÃO PAULO EXPO  - KM 1,5 DA RODOVIA DOS IMIGRANTES – SP.

Para mais informações:  http://www.saopauloboatshow.com.br/pt/

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa:

Priscila Souza