Serão lançadas, na 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, as normas ABNT NBR 16004:2016 – Eventos – Classificação e terminologia, ABNT NBR 16513 – Competências do organizador de eventos e ABNT NBR 16534 - Indicadores de sustentabilidade para meios de hospedagens, elaboradas pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Eventos (ABNT/CEE-142) e pelo Comitê Brasileiro do Turismo (ABNT/CB-054), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O evento acontecerá de 28 a 30 de setembro, em São Paulo.

Com o objetivo de explorar o potencial de crescimento desse mercado, a ABNT/CEE-142 vem trabalhando na normalização no campo de gestão de eventos compreendendo organização de eventos no que concerne estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria.

O turismo também é, por essência, uma atividade que induz e, ao mesmo tempo, depende do desenvolvimento regional sustentável, de maneira a garantir a preservação não apenas dos recursos naturais, mas da cultura e da integridade das comunidades visitadas. Adotar práticas sustentáveis ajuda a reduzir custos e minimizar o impacto social e ambiental dos empreendimentos.

Serviço:

·         Dia 28/09 às 18 h 30

Local: Eixo Tecnologia

Lançamento das normas:

ABNT NBR 16004:2016 – Eventos – Classificação e terminologia

ABNT NBR 16513 – Competências do organizador de eventos

·         Dia 29/09 às 17 h 30

Local:Arena Gestão

Lançamento da norma:

ABNT NBR 16534 – Indicadores de sustentabilidade para meios de hospedagens

ABAV Expo Internacional de Turismo

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Branco

Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa ABNT

Monalisa Zia  - imprensa@abnt.org.br/ 11 3017.3660