Realizado desde 2010, o prêmio ABNT de Excelência em Normalização homenageia pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado serviços relevantes à sociedade, seguindo as normas técnicas, em âmbito regional, nacional ou internacional, e que tenham contribuído significativamente para a promoção e o fortalecimento da normalização.

O objetivo do prêmio é que cada vez mais, a normalização seja vista como ferramenta capaz de empoderar o consumidor, a indústria e o comércio, e influenciar o relacionamento dos mesmo entre os países.

Também existe a preocupação de ampliar o acesso ao conhecimento já consolidado à melhor tecnologia disponível, permitindo que mesmo os Pequenos Negócios, dos mais distintos segmentos, possam beneficiar-se das descobertas inovadoras recentes e não parem no tempo quando o assunto for qualidade, segurança e confiabilidade de um produto, serviço ou processo.

Por este motivo foi criada a categoria MPE na premiação, que é realizada devido a parceria entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), influenciando de forma relevante os Pequenos Negócios na utilização e até mesmo no desenvolvimento de Normas Técnicas com a participação nas Comissões de Estudo da ABNT.

A utilização de Normas Técnicas tem promovido notável e constante crescimento do empreendedorismo de Pequenos Negócios. Fator relevante para o incremento e para a promoção da competitividade entre os empresários, motivo pelo qual a parceria da ABNT com o Sebrae tem sido fundamental.

A entrega do Prêmio será realizada no dia 08 de dezembro, às 14 h 30, no Sebrae/NA, em Brasília, durante a realização de um workshop com a seguinte programação:

Horário

Atividade - tema

Participantes

14 h 30 – 15 h 00

Abertura

Diretora Técnica do Sebrae – Heloísa Meneses

Diretor Geral da ABNT – Ricardo Fragoso

15 h 00 – 15 h 20

Entrega do Prêmio Normalização e Pequenos Negócios

Depoimento das duas empresas vencedoras

1º. Lugar Serviços – Hotel Pousada Casa Tasca Ltda  - Bento Gonçalves - RS (Marcelo Tasca Ughi).

1º. Lugar Indústria – Minas Laminação Beneficiamento e Comércio de Vidros Ltda – Contagem – MG (Anderson Marques de Assis)

15 h 20  – 16 h 40

Painel – Resultados para os Pequenos Negócios dos segmentos apoiados no processo de normalização

Turismo de Aventura – Leonardo Persi

Sustentabilidade em Meios de Hospedagem – Alexandre Garrido

Salão de Beleza – Andrezza Torres

Apicultura/Meliponicultura – Ricardo Camargo

Indicação Geográfica – Kelly Bruch

Equipamentos de ginástica e condicionamento físico – Victor Emanuel Xavier

16 h 40 – 17 h 00

Palestra  - Resultados do Estudo de Tendências de Normalização em Serviços

Diretor de Relações Externas da ABNT  – Carlos Santos Amorim Junior

17 h 00 – 18 h 00

Painel – Demandas e desafios da participação dos Pequenos Negócios na Normalização

Moderador:  Sebrae – Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (UAITS)

Participantes:

Sebrae - Unidades de Atendimento do Sebrae

ABNT – Processo de Normalização

Serviço:

Prêmio ABNT de Excelência em Normalização

Data: 08 de dezembro

Horário: Das 14 h 30 às 17 h 30

Local: Sebrae/NA, em Brasília.

Para mais informações: marketing@abnt.org.br

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa:

Priscila Souza