A Comissão de Estudo Especial de Serviços de Design (ABNT/CEE-219) disponibilizou à sociedade a Consulta Nacional de seu segundo projeto de norma, a ABNT NBR 16585 – Serviços de design – Diretrizes para boas práticas.

Esta Norma apresenta as boas práticas para prestação de serviços de design, que colaboram de modo decisivo no resultado final da prestação do serviço, com a redução de erros e inconsistências no resultado do projeto, aumentando sua assertividade e melhorando a organização das informações. Propõe organizar a relação entre os envolvidos na prestação dos serviços de design e incentivar a aplicação de tais práticas por designers, empresas de design, prestadores de serviços, clientes e organizações envolvidas com as diversas áreas do design.

Para acessar o projeto: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/

Pesquisa por Comitê

ABNT/CEE-219 – Serviços de design

Clique na lupa (visualizar)

Faça o login, caso não possua clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”

A data limite para votação é 22/01/2017.

Com pouco mais de um ano de atuação, a ABNT/CEE-219 foi instituída devido a uma ação de parceria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o intuito de organizar o mercado de design e padronizar os serviços, suas entregas e as expectativas dos clientes.

A Comissão já publicou a norma ABNT NBR 16516:2016 - Serviços de design – Terminologia, que fornece as definições de termos específicos utilizados nos serviços de design. Destina-se a incentivar a utilização de uma terminologia uniforme e um entendimento comum dentro deste segmento de serviço.

A ABNT, como único foro nacional de normalização e diante de uma demanda de normalização, promove reuniões de Comissão de Estudo onde estejam representados todos os envolvidos com o assunto a ser normalizado e onde eles possam, em nível nacional, discutir e estabelecer por consenso, regras diretrizes ou características para suas atividades.

A participação nas reuniões de Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para mais informações sobre a ABNT/CEE-219: rafael.ramos@abnt.org.br.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa:

Priscila Souza