Está em Consulta Nacional até o dia 20 de março, a norma ABNT NBR 13755 - Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento, que estabelece os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimento de paredes externas com placas cerâmicas assentadas com argamassa colante específica para fachadas.

O objetivo da revisão é atualizar o texto para adequação à tecnologia construtiva atual e aos novos conhecimentos adquiridos desde 1997. A versão atualizada da norma também expõe diretrizes e boas condutas de projetos de revestimento de fachadas, em função de diversas variáveis presentes no revestimento, e discussões com projetistas de revestimento provenientes de cidades como Belém, Recife, Natal, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.

A revisão também valoriza o detalhamento da execução da etapa de obra, com controle antes, durante e depois da sua realização. Além disso, propõe uma verificação prévia da camada de emboço, através de um ensaio de resistência superficial, incluindo critérios de aceitação. Tal procedimento é utilizado por diversos projetistas, mas ainda não era normalizado.

Para participara e votar na Consulta Nacional acesse:

http://www.abntonline.com.br/consultanacional/

Pesquise por Comitê: ABNT/CB - 189– Placas Cerâmicas para Revestimento

Clique na lupa (visualizar) e faça o login. Caso não possua, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.

A participação da sociedade é muito importante!


Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa. 

  

Assessoria de Imprensa:

Monalisa Zia

imprensa@abnt.org.br

11 3017.3660