O prazo de votação da revisão do Projeto de Norma ABNT NBR 10339 – Piscina — Projeto, execução e manutenção, que está em Consulta Nacional, teve seu período estendido até o dia 12 de março. Esta Norma estabelece os requisitos quanto à maneira e aos critérios pelos quais devem ser projetados e construídos os tanques de piscinas, para atender às exigências técnicas mínimas de higiene, segurança e conforto dos usuários, além de critérios pelos quais devem ser projetados e construídos os sistemas de recirculação e tratamento de água de piscinas.

Recomenda-se aos construtores, empreendedores, incorporadores, projetistas, usuários e poder público a adoção de tais critérios para o adequado uso dos diferentes tipos de piscinas em uma edificação.

Alguns pontos que motivaram a revisão da norma são: necessidade de melhoria dos requisitos de segurança para os usuários de piscinas; qualidade do sistema de recirculação e tratamento da água; adequação de novas técnicas através do estabelecimento de critérios técnicos para definição do desempenho necessário; definição de requisitos para a operação correta das piscinas, e respectivas manutenções preventivas e corretivas ao longo da vida útil, que garantam o desempenho dos critérios técnicos definidos em projeto.

Para participara e votar na Consulta Nacional acesse:

Pesquise por Comitê: ABNT/CEE - 215– Piscinas

Clique na lupa (visualizar) e faça o login. Caso não possua, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.

A participação da sociedade é muito importante!

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa: