Acaba de ser lançada a versão brasileira da norma ISO 37001 - a ABNT NBR ISO 37001:2017 -Sistemas de gestão antissuborno - Requisitos com orientações para uso. A norma especifica requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um sistema de gestão antissuborno. O sistema pode ser independente ou pode ser integrado a um sistema de gestão global.

Lançada no ano passado pela International Organization for Standardization (ISO), a norma ISO 37001Anti-bribery management systems – Requirements with guidance for use, tem comoprincipal objetivo apoiar as organizações a combater o suborno, por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, através dos seus requisitos, políticas, procedimentos e controles adequados para lidar com os riscos de suborno.

Na ABNT, foi instalada uma Comissão de Estudo Especial Antissuborno (ABNT/CEE-278), que começou a trabalhar, desde então, para a adoção da ISO 37001 como Norma Brasileira.

“A norma será uma grande contribuição para as organizações no combate ao suborno, uma vez que as medidas e orientações em compliance poderão ser implementadas em empresas de pequeno, médio ou grande porte. A norma não abrange especificamente outros crimes de corrupção tais como: fraudes, cartéis, crimes concorrenciais e lavagem de dinheiro, mas o interessante é que o escopo de abrangência da norma pode também ser ampliado pelas próprias empresas para estes ilícitos”, afirma Marisselma Santana, coordenadora da ABNT/CEE-278.

No próximo dia 20 de março, o lançamento da norma será realizado em Porto Alegre e no dia 30, em São Paulo. Além disso, um curso sobre a norma já está disponível e com turma prevista para o dia 23 de março. Para saber sobre o Curso acesse:http://www.abntcatalogo.com.br/curs.aspx?ID=2242

A participação nas reuniões de Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para participar da Comissão basta enviar um email para a analista responsável Nathalia Feitosa (nathalia.feitosa@abnt.org.br).

Serviço

Lançamento da ABNT NBR ISO 37001:2017 - Sistemas de Gestão Antissuborno: Requisitos com orientações para uso

Data: 20.03.2017 (Segunda-feira)

Cidade: Porto Alegre - RS

Horário: 18 h

Local: FIJO – Fundação Irmão José Otão

Endereço: Av. Ipiranga, 6681 - Campus PUCRS - Prédio 2

Data: 30.03.2017 (Quinta-feira)

Cidade: São Paulo

Horário: 10 h

Local: ABNT

Endereço: Rua Conselheiro Nébias, 1131 – Campos Elíseos - SP


Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia

11 3017.3660

imprensa@abnt.org.br