Está em atividade na ABNT, a Comissão de Estudo Especial de Circo (ABNT/CEE-223), com a responsabilidade de elaborar normas técnicas no campo de circos, compreendendo projeto, instalação, fabricação, montagem, operação e manutenção no que concerne a terminologia, requisitos e ensaios.

Uma das principais preocupações nos circos brasileiros é que, para serem itinerantes, precisam atender a uma inúmeras exigências burocráticas, que impõem dificuldades, já que em cada cidade existe uma relação diferente de documentos para obtenção de alvará para instalação e funcionamento. Normas técnicas que estabeleçam requisitos básicos podem ajudar muito a resolver essa questão.

Segundo a secretária da ABNT/CEE-223, Marlene Querubim, o circo é um segmento artístico de tradição milenar, detentor de saberes únicos em várias áreas, e exige dos normalizadores um olhar peculiar.

Por enquanto, a Comissão de Estudo Especial dedica-se a reunir informações necessárias ao desenvolvimento de projetos, porque não se conhece uma só norma específica para circos. Os gestores circenses, entretanto, estão confiantes no trabalho de normalização, principalmente no que se refere às relações com órgãos públicos, pois o espetáculo não pode parar.

A próxima reunião da Comissão será no dia 28 de março, no escritório da ABNT de São Paulo. A participação nas reuniões de Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para participar basta enviar um email para (helena.mendes@abnt.org.br).

Serviço:

Reunião da Comissão de Estudo Especial de Circo (ABNT/CEE-223)

Data: 28 de março

Horário: das 10 h às 17 h

Local: Rua Conselheiro Nébias, 1.131, Campos Elíseos, São Paulo.