Com o Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, a Abrafati 2017 vai mobilizar toda a cadeia produtiva, nos dias 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km. 1,5). A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma das organizações apoiadoras, participará do evento com um estande onde oferecerá aos visitantes boletins, gibis e folders sobre capacitação, além de orientações sobre os serviços ABNTColeção, destinado a assinantes, e ABNTCatálogo, no qual pessoas cadastradas encontram informações sobre normas, cursos e publicações.

As normas técnicas que interessam diretamente ao público do evento são elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Tintas (ABNT/CB-164), com um acervo de quase 90 documentos. Estão entre eles, por exemplo, a ABNT NBR 15303:2016 - Tintas para construção civil - Método para avaliação de desempenho de tintas para edificações não industriais - Determinação da absorção de água de massa niveladora e a ABNT NBR 16547:2016 - Tintas para repintura automotiva — Determinação de baixas concentrações de mercúrio em tinta por espectrometria de absorção atômica.

Iniciativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o evento deste ano tem o tema “Agregando valor”. É o maiordo setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, reunindo as empresas e os profissionais mais representativos da cadeia produtiva. Demandas e tendências da cadeia de tintas e dos usuários dos seus produtos estarão em debate do Congresso, enquanto a exposição reunirá mais de 200 expositores das Américas, Europa e Ásia, entre os mais significativos fornecedores de matérias-primas, equipamentos, tecnologias e serviços para a indústria, possibilitando uma visão profunda do que há de inovador no setor.