Instalada em 2010, a Comissão de Estudo Especial de Gestão de Eventos (ABNT/CEE-142) foi criada para tratar sobre anormalização no campo de gestão de eventos compreendendo organização de eventos no que concerne estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria.  Sendo espelho do Comitê da ISO – o ISO/PC 250 - Sustainability in event management, participou ativamente da elaboração da norma ISO sobre sustentabilidade em eventos, a qual depois foi adotada como norma brasileira, a ABNT NBR ISO 20121:2012 – Sistemas de gestão para sustentabilidade de eventos – Requisitos com orientações de uso.

Desde então, a Comissão vem realizando reuniões para discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes e características sobre o assunto.

No próximo dia 02 de maio, será realizada a 3ª reunião deste ano, que terá como pauta a análise das sugestões de ações de divulgação das normas publicadas pela Comissão; a continuação do estudo do documento de Boas Práticas de Organização de Eventos, entre outros assuntos.

Ressaltamos que a participação nos Comitês Brasileiros e nas Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Sendo assim, caso tenha interesse em participar nesta Comissão, basta enviar um email para a analista responsável (helena.mendes@abnt.org.br).

Normas da ABNT/CEE-142

ABNT NBR ISO 20121:2012 - Sistemas de gestão para sustentabilidade de eventos – Requisitos com orientações de uso.                                                                                      Escopo: Especifica os requisitos de um sistema de gestão para sustentabilidade de eventos para qualquer tipo de evento ou atividades relacionadas a eventos, bem como fornece orientações sobre a conformidade com esses requisitos.

ABNT NBR 16004:2016 - Eventos - Classificação e terminologia.
Escopo: Fornece diretrizes para a classificação de eventos e os termos específicos utilizados no segmento.

ABNT NBR 16513:2016 - Organizador de eventos - Competências pessoais.
Escopo: Especifica as competências dos profissionais que exercem a função de organizador de eventos.

ABNT NBR 16566:2016 - Eventos — Sistemas de gestão de segurança — Requisitos.
Escopo: Especifica os requisitos de um sistema de gestão da segurança para qualquer tipo de evento ou atividades relacionadas a eventos, bem como fornece orientações sobre a conformidade com estes requisitos.

ABNT NBR 16571:2016 - Eventos - Qualidade na organização – Requisitos.
Escopo: Especifica os requisitos de qualidade na organização de eventos e pode ser aplicada a todos os tipos e tamanhos de evento.

3ª Reunião da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Eventos (ABNT/CEE-142)

Data: 02/05

Horário: das 13 h 30 às 17 h

Local: Rua Conselheiro Nébias 1131, Campos Elíseos - São Paulo.

Assessoria de Imprensa: