A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no início de abril, a ABNT NBR 16598:2017 - Alumínio e suas ligas - Definições e métodos de cálculo para determinação do conteúdo reciclado em produtos extrudados, laminados e fundidos. A Norma, elaborada no âmbito do Comitê Brasileiro do Alumínio (ABNT/CB-035), estabelece as definições e métodos de cálculos para determinação do conteúdo reciclado em produtos extrudados, laminados e fundidos em alumínio e suas ligas.

O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento. Por isso, a nova norma deverá ser uma ferramenta importante para edifícios que buscam alguma certificação, como o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por exemplo, que é destinado a projetos sustentáveis, envolvendo tanto o aproveitamento dos recursos naturais, como o uso da energia solar, ventilação natural e outros aspectos que reduzem impactos ecológicos.

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa. 



Assessoria de Imprensa:


Monalisa Zia

imprensa@abnt.org.br

11 3017.3660