Hoje em dia, a maioria dos proprietários de apartamentos procura pelo envidraçamento de sacadas. Porém, é necessário tomar cuidado com as ofertas que aparecem no mercado, lembrando que o barato sai caro e esse assunto é sério.

Sabemos que o vidro tem um peso e isso deve ser levado em consideração pelo projetista, pois será uma carga extra à construção. A ABNT possui um Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), cuja secretaria técnica está no âmbito da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros planos (Abravidro), responsável pela normalização no campo de vidros planos, compreendendo materiais e propriedades dimensionais no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

A norma que trata sobre o assunto é a ABNT NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio. Esta Norma estabelece os requisitos e métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas em edificações de uso público ou privado. Alguns aspectos mencionados na norma falam sobre considerar o cálculo estrutural do prédio, pois nenhum projeto pode ser aprovado sem ele; fazer as avaliações com relação ao acréscimo do peso do sistema sobre a edificação, multiplicando o resultado pelo número de unidades a serem instaladas em todo o prédio, para assim saber a carga extra total que a estrutura terá que suportar, entre outras.

A utilização das normas técnicas é fundamental para garantir a qualidade e segurança à sociedade.