O serviço oferecido pela ABNT agora possibilita que os assinantes tenham acesso a mais de 250 mil normas técnicas em qualquer lugar que estejam, com rapidez e segurança.

Sempre atenta às soluções mais modernas, eficientes e seguras para atender às demandas de seus diferentes públicos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) introduziu novas melhorias no ABNTColeção. Agora global, o serviço de assinatura para fornecimento e gerenciamento de coleção de normas técnicas, totalmente via web, possibilita o acesso a cerca de 250 mil documentos normativos dos principais organismos de normalização do mundo. E o cliente ainda pode consultar sua coleção por dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets.

Desde 2009, quando o serviço foi lançado, a ABNT vem adotando o processo de melhoria contínua em sintonia com a evolução tecnológica e com as necessidades dos clientes. Hoje a plataforma ABNTColeção permite aos colaboradores da contratante acesso para pesquisa, atualização do acervo contratado, visualização, impressão dos textos integrais das Normas Técnicas Brasileiras (NBR) e de outros organismos de normalização mundiais. Os usuários terão à disposição a emissão de relatórios de gerenciamento, listagens e pesquisas avançadas de normas técnicas.

Há dois blocos para gestão de normas técnicas. O primeiro compreende Normas Técnicas Brasileiras (ABNT) e Normas Técnicas Mercosul (NM). Nesse caso, a plataforma está preparada e automatizada para fazer atualizações diárias, não só substituindo automaticamente as normas que sofrerem qualquer mudança, como também inserindo normas que forem canceladas e substituídas por outras, sem qualquer ônus para o cliente durante o período da assinatura.

Como a ABNT é responsável pela produção e publicação dessas normas e possui os arquivos originais dos documentos normativos por ela publicados, tem todas as condições para garantir a atualização diária das coleções.

O segundo bloco abrange Normas Técnicas Internacionais e Estrangeiras. Para as Normas Técnicas da International Organization for Standardization (ISO), organismo do qual a ABNT é membro fundador, há duas formas fornecimento e gerenciamento dessas normas, sendo uma por meio de plano de assinatura. Neste caso a plataforma está preparada e automatizada para atualizações semanais, seja substituindo automaticamente as normas que sofrerem qualquer mudança, seja inserindo normas em casos canceladas, com substituição por outras, sem ônus para o contratante durante o período da assinatura.

As normas digitais disponibilizadas nos dois blocos de gestão (ABNT NBR e NM ou Internacionais e Estrangeiras) são validadas para qualquer certificação que o cliente possua.

Também é possível contratar somente o monitoramento sem atualização automática de normas do acervo dos organismos ISO, IEC, DIN, AFNOR, BSI, JIS, ASTM, IEEE e NFPA. As normas a serem adicionadas na coleção do cliente com esse escopo serão cobradas separadamente com base em seu preço individual praticado pela ABNT. O diferencial, nessa opção, é que, após a aprovação do contratante, as normas serão automaticamente adicionadas na coleção como “Produto Digital” e não como “Assinatura”.

A plataforma fará o monitoramento das normas inseridas nessa coleção e o cliente será informado por meio de “Alertas” sobre qualquer alteração nesse documentos. No caso da ISO o alerta será semanal, para os outros organismos de normalização será mensal. Se o contratante tiver interesse, poderá fazer a atualização das normas pela própria plataforma. Também nesse modelo, as normas digitais contratadas são validadas para qualquer certificação que o cliente possua.

Muitos recursos

O cliente que contrata o ABNTColeção encontra na plataforma vários recursos, entre eles, a Pesquisa de Normas, que pode ser feita de diferentes formas:

• Acervo completo – Sempre sinalizando ao contratante as normas que ele possui em sua coleção, é possível pesquisar todas as normas constantes do acervo de determinada entidade; todas as normas constantes do acervo de todas as entidades disponíveis na plataforma; ou todas as normas constantes em determinados acervos, ou seja, permite mesclar as entidades disponíveis na plataforma para efetuar a pesquisa.
  • Minha coleção - As pesquisas poderão ser realizadas dentro das normas contratadas exibindo todas as normas; exibindo todas as normas de determinada entidade; ou exibindo todas as normas mesclando entidades.

A pesquisa pode ser feita por Código (número da norma); Palavra – o sistema efetua a busca por palavras contidas no título, no objetivo e no texto das normas; Comitê que elaborou a norma; ICS/CIN (código de Identificação das normas); período de publicação; ou Status – Situação da Norma – “Em Vigor” ou “Cancelada”. O resultado da busca ainda permite refinar e importar as informações para arquivos com extensão “word”, “excell” ou “pdf”.

O retorno das pesquisas efetuadas sempre trará as principais informações das normas: Código Numérico; Status atual; Código Secundário (número de projeto); Data de publicação; Válida a partir de (data limite após sua publicação para sua validade); Título no Idioma Principal; Nota de Título; ítulo Secundário (idioma inglês); Origem; Comitê; Número de Páginas; Organismo (responsável pela publicação); Idioma; Preço; Resumo; Normas Recomendáveis para sua aplicação; ICS/CIN; e Palavras Chave.

Quanto às impressões disponibilizadas pela plataforma, o cliente receberá: listagem das normas contratadas; listagem das pesquisas efetuadas; relatórios disponibilizados pelo sistema; e texto integral ou páginas das normas contratadas. Vale observar que todas as normas impressas pela plataforma possuem identificação tanto do contratante como do colaborador.

Outro recurso é a visualização e a consulta ao texto integral das normas técnicas. O cliente tem acesso e visualização livres ao texto integral das normas para todos os seus colaboradores, pode pesquisar por palavra no texto da norma técnica; e tem ainda a vantagem da impressão ilimitada total ou parcial de páginas das normas técnicas, a critério do administrador.

Se o cliente quiser a inclusão de novas normas em sua coleção, a plataforma está preparada para isso. A assinatura prevê as seguintes porcentagens de acréscimo do número total de normas contratadas durante a vigência do contrato, sem necessidade de Termo Aditivo: Plano de Assinatura ABNT e AMN – 20%; e Plano de Assinatura ISO – 10%. As normas inseridas durante o contrato somente serão cobradas na renovação da assinatura.

A pré-visualização de normas é mais um recurso oferecido. Por um período determinado, o cliente tem permissão para fazer a pré-visualização do acervo completo de Normas Brasileiras, bem como de todos os organismos de normalização com os quais a ABNT mantém contrato de parceria. Isso significa ter à disposição cerca de 250.000 documentos normativos, dos quais 28.000 referem-se somente aos acervos da ABNT e Mercosul.

As vantagens aos assinantes também incluem acesso aos projetos da ABNT, com informações privilegiadas do andamento dos textos em estudo até sua efetiva publicação como Norma Brasileira, nas diversas Comissões de Estudo dos Comitês Brasileiros da ABNT, podendo efetuar a pesquisa por meio dos seguintes parâmetros: Código (número do projeto); Palavra - o sistema efetua a busca através de palavras contidas no título, no objetivo e no texto dos projetos em estudo; Tipo – busca individualizada por Nova NBR, Nova Adoção, Revisão de NBR e Revisão Adoção; Comitê; Estágio – permite a busca em todos as fases do projeto até sua publicação como norma técnica; e ICS/CIN – Código de Identificação da Norma.

Na área de Administração da plataforma o cliente poderá alterar nome e email e alterar senha de acesso, sendo ainda prerrogativas exclusivas do administrador: efetuar pedido de normas; gerenciar colaborações; gerenciar Unidades; gerenciar usuários; e monitorar acessos.

Por meio da plataforma, o cliente pode pesquisar e receber informações sobre todos os cursos oferecidos pela ABNT. Os planos de assinatura do serviço ABNTColeção têm prazo de validade de doze meses. Para saber mais, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail abntcolecao3@abnt.org.br ou pelos telefones (11) 3017-3640/3652.