O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre comércio e consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos.

Afinal, o cliente é a única razão de ser da existência de todos os produtos e serviços, empresas, profissões e postos de trabalho. Além disso, o “Dia do Cliente” atinge a todos, sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos Clientes de alguém e todos nós dependemos de Clientes para sobreviver.

Pensando nos clientes e como clientes, a ABNT oferece dois cursos em sua grade:

-    Satisfação do cliente - Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações - ABNT NBR ISO 10002:2005;

          -    Atendimento ao cliente - Qualidade de serviço para pequeno comércio - Requisitos gerais - ABNT NBR 15842:2010.

As empresas também precisam oferecer serviços de boa qualidade, e para serem mais competitivas, necessitam atender às expectativas dos seus clientes. É aí que a norma pode ajudar, como por exemplo, melhorando a qualidade dos serviços prestados, a imagem do estabelecimento, aumentando a confiança de clientes e fornecedores, fidelizando clientes, melhorando as competências dos colaboradores etc.

Para conferir as datas disponíveis dos cursos citados acima acesse www.abnt.org.br/catalogo e clique na aba de cursos.

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia

imprensa@abnt.org.br

11 3017.3660