Norma da ABNT oferece orientações sobre materiais utilizados e para a instalação, evitando danos aos usuários.

A escolha do tipo correto de vidro para boxes de banheiro é fundamental para garantir a segurança dos usuários. Na dúvida, o melhor a fazer é consultar a ABNT NBR 14207:2009 – Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança. Esta norma técnica especifica os requisitos mínimos para os materiais utilizados no projeto e na instalação de boxes de banheiro fabricados a partir de painéis de vidro de segurança para uso em apartamentos, casas e hotéis.

São os seguintes os tipos de vidros de segurança permitidos:

• Temperado – material submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido, fazendo com que a peça se torne cinco vezes mais forte e, ao quebrar, seja fragmentada em pedaços pequenos e não pontiagudos, reduzindo o risco de ferimentos. O vidro temperado é encontrado nas versões incolor e em cores como verde, cinza e bronze e também é comercializado com soluções especiais para oferecer privacidade e reflexão, caso dos materiais impressos e espelhados.
  • Laminado – como um sanduíche de vidro, é composto por duas ou mais lâminas fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. Em caso de quebra, os cacos ficam presos na camada intermediária, evitando que se espalhem e causem ferimentos.
  • Temperado com película de segurança - A peça inteira de vidro recebe uma película de segurança antes da instalação, incluindo a parte que ficará presa na estrutura do boxe. O fabricante da película deve garantir que, em caso de quebra, ela suporte pelo menos um movimento completo de abertura e fechamento da porta. Além disso, os fragmentos devem permanecer presos à estrutura por pelo menos duas horas após a quebra.

Responsável pela Secretaria Técnica do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), que atua na normalização referente a materiais e propriedades dimensionais, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades, a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) mantém um serviço de orientação para vidraceiros e consumidores. É o programa De Olho no Boxe (www.deolhonoboxe.com.br), que oferece informações sobre os modelos de boxe e tipos de vidro, manutenção preventiva, dicas para um boxe seguro, contatos de vidraceiros e soluções para projetos.

Mais normas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de mais de 30 normas para o setor vidreiro, elaboradas no âmbito do ABNT/CB-037. Confira algumas delas, relacionadas a vidros especiais:

• ABNT NBR 14698:2001 - Vidro Temperado, que especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha branca. Também fornece a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.
  • ABNT NBR 14697:2001 - Vidro Laminado, que especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na indústria moveleira, bem como a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.
  • ABNT NBR 13866:2004 - Vidro temperado para aparelhos domésticos da linha branca, que especifica os requisitos e os métodos de ensaio para vidros temperados utilizados em aparelhos domésticos da linha branca.

Sobre vidros de segurança, há ainda 11 normas que estabelecem métodos de ensaios para determinação de distorção óptica, transmissão luminosa, resistência a umidade e a altas temperaturas, entre outros. Esses documentos podem ser conhecidos em www.abntcatalogo.com.br.

A ABNT Editora disponibiliza a Coletâneas Eletrônicas de Normas Técnicas “Vidro para construção civil e setor moveleiro”, que reúne 15 documentos em 389 páginas. A publicação pode ser adquirida por meio do link: http://www.abntcatalogo.com.br/pub.aspx?ID=2965

imprensa@abnt.org.b