Norma da ABNT traz requisitos de desempenho e orientações para garantir a segurança na aplicação do material.

            Pela beleza e versatilidade, prateleiras de vidro estão cada vez mais presentes em projetos para residências ou estabelecimentos comerciais. Mas a segurança nesse tipo de instalação é fundamental, por isso a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibiliza um documento com referências sobre cálculo de espessuras e modos de fixação, além de tópicos para uso do vidro.

            A norma ABNT NBR 14564:2017 — Vidros para sistemas de prateleiras – Requisitos e métodos de ensaio foi publicada este ano, depois de passar por processo de revisão no âmbito do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037). Seu objetivo é especificar os requisitos de desempenho e o método de ensaio necessário para garantir a segurança da aplicação do vidro na composição de sistemas de prateleiras.

            A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), responsável pela Secretaria Técnica do ABNT/CB-037, faz algumas recomendações:

  • O cálculo para definir a espessura do vidro muda de acordo com o formato e o tipo (laminado, temperado etc.) da peça;
  • Para a fixação química, é necessário usar também a fixação mecânica auxiliar, ou consultar o fabricante do adesivo para verificar se ele é capaz de suportar as cargas a que o sistema estará sujeito;
  • As bordas do vidro devem ser fisicamente lapidadas ou lixadas para não apresentar cantos vivos, evitando que ofereçam risco de cortes e ferimentos;
  • Todos os cantos expostos da prateleira (não embutidos nos móveis, apoios ou paredes) precisam ser chanfrados ou arredondados, com raio estabelecido pela metade da espessura do vidro, mas nunca menor que 5 mm.

            A ABNT NBR 14564:2017 é um dos 15 documentos que compõem a Coletânea Eletrônica de Normas Técnicas “Vidro para construção civil e setor moveleiro”, organizada pela ABNT Editora. Tem 389 páginas e pode ser adquirida por meio do link: http://www.abntcatalogo.com.br/pub.aspx?ID=2965

            O Comitê Brasileiro de Vidros Planos atua na normalização referente a materiais e propriedades dimensionais, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Há perto de 40 normas técnicas sobre o tema. Neste ano, também após processo de revisão, foi publicada a ABNT NBR 12067:2017 – Vidro plano - Determinação da resistência à tração na flexão, que especifica um método para a determinação da resistência à tração na flexão de vidros planos e, adicionalmente, apresenta o procedimento para a medição da flexão máxima oriunda do carregamento, a ser determinado sempre que houver interesse.

Sobre a ABNT

            A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia

(11) 3017.3660

imprensa@abnt.org.br