O produto avaliado, a massa DunDun, está no mercado há sete anos.

            Resina acrílica, agregados minerais, aditivos e água compõem a massa DunDun, um composto polimérico utilizado para assentamento da alvenaria de vedação que vem sendo produzido há sete anos pela FCC Indústria e Comércio Ltda. Agora, o produto tem mais um ponto de distinção no mercado de argamassas poliméricas: o Certificado de Avaliação da Conformidade, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

            “Esta Certificação trará uma diferenciação para o nosso produto, o que nos propiciará um aumento da atuação no mercado da construção civil, além de ser fundamental em vendas para obras financiadas pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no programa Minha Casa Minha Vida”, afirma Marcelo Reichert, diretor da empresa.

            Os procedimentos adotados pela ABNT, para a certificação, incluem avaliação por meio de ensaios no produto e auditoria no fabricante para que se avaliem também o Sistema de Gestão da Qualidade e o controle de processo. A principal referência do programa é a norma técnica ABNT NBR 16590, publicada em março de 2017, que trata de compostos poliméricos não cimentícios para o assentamento de blocos e tijolos na composição de sistemas verticais de vedação interna e externa (SVVIE), e tem duas partes, uma com requisitos e critérios para utilização do produto e outra que especifica métodos der ensaio.

            A FCC Indústria e Comércio, por sinal, participou da Comissão de Estudo Especial de Composto Polimérico para Assentamento (ABNT/CEE-226), responsável pela elaboração da norma, fato que lhe garantiu confiança durante o processo de certificação. “Com este primeiro passo, buscamos a adequação do produto a todos os requisitos que a norma de desempenho exige”, comenta Sandro Auzani, gerente de Apoio Industrial. Logo depois da publicação da norma, a FCC solicitou a certificação, submetendo-se ao processo, que durou sete meses.

            Além dos ensaios diretamente no composto polimérico (espectroscopia por absorção no infravermelho e análise termogravimétrica), são realizados os seguintes ensaios estabelecidos na norma ABNT NBR 15575-4 - Edificações habitacionais — Desempenho. Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE, para avaliação do sistema construtivo com a aplicação do composto polimérico: resistência mecânica; estanqueidade à passagem de água e pressão de vento; desempenho acústico; desempenho térmico e resistência ao fogo.

            A manutenção da certificação, concedida em outubro e com validade até 2020, será realizada anualmente, seguindo os mesmos critérios da avaliação inicial, com exceção dos ensaios do sistema construtivo da norma ABNT NBR 15575-4.

            Sandro Auzani assegura que o composto polimérico é um produto de melhor desempenho comparado com a argamassa convencional (cimentícia), proporcionando maior produtividade na obra, menor desperdício, redução do estoque de armazenamento. Destaca-se ainda pela redução da emissão de poluentes.

            Fundada em 1968, a FCC tem cerca de 330 funcionários em três unidades no Brasil (Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia), uma no Uruguai e uma no México. A empresa fornece produtos para diferentes mercados: calçados, móveis, automóveis, construção civil, brinquedos, eletrônicos, equipamentos médicos, artigos de higiene pessoal e de utilidades domésticas.

Sobre a ABNT

            A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia

11 3017.3660

imprensa@abnt.org.br