As férias chegaram! E nesse período de descanso e muita diversão não podemos deixar de prestar atenção na segurança das crianças.

A ABNT possui diversas normas que contribuem para a segurança na hora da diversão. Elas compreendem desde os dispositivos de retenção para crianças nos automóveis - as famosas cadeirinhas - até parques de diversão, piscinas entre outros. Confira a seguir alguns destaques:

Parquinhos e brinquedos

Avaliar o parquinho onde a criança irá brincar e verificar se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou se contêm superfícies perigosas é muito importante. Para andar de patins, bicicleta ou skate, não se deve esquecer dos equipamentos de segurança, como o capacete.

É recomendado também verificar se os brinquedos não contém danos que podem causar algum tipo de machucado ou acidente enquanto a criança brinca e também a faixa etária indicada.

Alguns exemplos abaixo:

ABNT NBR 16071-:2012 – Playgrounds – Partes 1 a 7;

ABNT NBR 16175:2013 - Veículos de duas rodas - Bicicleta - Capacete para condutores de bicicleta e usuários de patins, skates e semelhantes;

ABNT NBR NM 301:2004 - Bicicletas - Requisitos de segurança para bicicletas de uso infantil;

ABNT ISO/TR 8124-8:2015 - Segurança de brinquedos Parte 8: Diretrizes para a determinação do início da faixa etária.

ABNT NBR 15859:2010 - Brinquedos infláveis de grande porte — Requisitos de segurança e métodos de ensaio.

Veículos

Devemos nos atentar ao uso obrigatório de dispositivos de retenção para crianças nos automóveis.

A ABNT disponibiliza em seu acervo a norma ABNT NBR 14400:2009 - Veículos rodoviários automotores - Dispositivos de retenção para crianças - Requisitos de segurança. Esta Norma estabelece os requisitos de segurança para projeto, construção e instalação de dispositivos de retenção para crianças em veículos rodoviários com três ou mais rodas, com o objetivo de reduzir os riscos de lesões corporais em casos de colisão do veículo.

Piscinas e Óculos de sol

As temperaturas altas têm levado, cada vez mais, pessoas às piscinas e elevado o número de adeptos ao uso de óculos para proteção solar. Pensando nisso, devemos ficar alertas para os cuidados que a população deve ter para usufruir melhor e com mais segurança da estação mais quente do ano.

Grande aliado na proteção ao sol, os óculos escuros exigem atenção especial. Para evitar qualquer incômodo ou ferimento, estes devem ser isentos de saliências, bordas cortantes ou outros defeitos. O consumidor deve estar atento ainda à procedência do produto.

Devem ser fornecida, entre outras informações, identificação do fabricante ou fornecedor; número de categoria do filtro, categoria ótica e valor nominal da transmitância luminosa (fração da luz incidente).

Já para as piscinas, clubes, parques aquáticos e instituições, entre outros locais públicos, são orientados a apresentar este tipo de serviço de acordo com as normas ABNT NBR 11238 - Segurança e higiene de piscinas; ABNT NBR 11239 - Projeto e execução de piscina; e ABNT NBR 10818 - Qualidade de água de piscina.

Ficar atento é essencial!

São diversos Comitês que cuidam das normas citadas acima. A participação em cada um deles é voluntária e aberta a qualquer interessado. Participe você também! Entre em nosso site (http://www.abnt.org.br/normalizacao/comites-tecnicos) e verifique em qual Comitê quer participar.