Nos últimos anos, temos ouvido falar cada vez mais do aquecimento global e das Mudanças Climáticas, além do aumento da consciência ambiental por parte das empresas e da sociedade. Os Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) têm sido vistos como fundamentais para planejar ações de sustentabilidade relacionadas ao clima. Mas você sabe o que são Inventários de Gases de Efeito Estufa?

A ABNT lançou três programas de certificação na área da sustentabilidade que podem ajudar as organizações a terem um melhor desempenho ambiental. São eles:Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa, Rotulagem Ambiental e Pegada de Carbono.

No caso dos Inventários, trata-se do primeiro passo para que uma organização possa contribuir para o combate às mudanças climáticas. A partir do inventário, conhece-se o perfil das emissões e, com isso, torna-se possível o estabelecimento de estratégias e metas de redução e/ou compensação.

Se realizado periodicamente, torna-se uma ferramenta de gestão de gases, possibilitando conhecer o perfil das emissões de GEE da entidade inventariante. Geralmente, os Inventários de GEE corporativos são realizados com recortes temporais anuais, facilitando o seu planejamento e a sua comparabilidade. Em empresas que possuem um sistema de gestão e monitoramento de emissões de gases de efeito estufa, os resultados podem ser obtidos com maior frequência, normalmente em recortes semanais ou mensais. Um monitoramento mais frequente de emissões é fundamental para o acompanhamento de metas e de avaliação da performance dos investimentos em equipamentos, tecnologias e processos de baixa emissão.

“A Manufatura Produtos King iniciou seu processo de elaboração e verificação de Inventários de GEE devido ao advento da Resolução 64 do INEA. Entretanto vem percebendo estes indicadores ambientais como estratégicos, estando em nossa pauta estudos de viabilidade para aprofundamentos e desdobramentos de estratégias de marketing e reforço da imagem de sustentabilidade corporativa da organização”, afirma Diogo Medeiros, da área de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente.

Ele ainda complementa, “nesse sentido, a verificação do inventário por um organismo acreditado pelo Inmetro é de extrema importância para garantir a conformidades dos dados e servir como base para ações de melhorias em nosso sistema de gestão ambiental.”

Segundo a Resolução INEA/PRES N° 64, e 12 de dezembro de 2012, Art. 8ª, “O Inventário de Emissões de GEE completo, em forma de relatório, já comprovadamente verificado por organismo competente acreditado, deverá ser enviado ao INEA anualmente até o último dia útil do mês de junho de cada ano, relatando as emissões relativas ao ano anterior”. Isso para fins de Licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro. O problema é que muitas empresas deixam para a última hora, o que acaba atrapalhando todo o processo de verificação. A não entrega ou o atraso no prazo de entrega do Inventário de Emissões de GEE implicará na aplicação das sanções administrativas previstas na Lei Estadual nº 3467/2000.

GEE

Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6), Trifluoreto de nitrogênio (NF3) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) ou, em inglês, Greenhouse Gases (GHG) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.

Este fenômeno natural, chamado de Efeito Estufa, impede a perda de calor e mantém o planeta Terra aquecido, possibilitando inclusive a manutenção da vida. Contudo, devido às ações humanas, está ocorrendo o aumento da concentração desses gases na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média global.

Certificação ABNT

Os programas de certificação da ABNT são ferramentas que auxiliam as empresas a demonstrar que o seus produtos, processos e serviços impactam menos o meio ambiente. Os detalhes de cada um deles são apresentados no Portal da Sustentabilidade (www.abntonline.com.br/sustentabilidade).

O Programa de Verificação de Inventário de GEE da ABNT foi desenvolvido com base nas normas ABNT NBR ISO 14064-3 e 14065 e segue o Programa Brasileiro GHG Protocol.

A ABNT é um dos primeiros Organismos de Verificação e Validação (OVV) de GEE na América Latina, e é acreditada pela Cgcre. A realização do Inventário de GEE é um tópico importante num mundo que caminha em direção a uma economia de baixo carbono.

O processo de verificação das informações deste inventário é fundamental para oferecer aos stakeholders confiança de que o inventário apresenta informações de contabilização fiéis, verdadeiras e justas, referentes às emissões de GEE de uma organização.

Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo email rotuloecologico@abnt.org.br.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.