A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de ser a responsável pela elaboração das Normas Técnicas Brasileiras (NBR), também se preocupa em facilitar o acesso aos seus clientes, oferecendo os serviços ABNTCatálogo e ABNTColeção. Mas você sabe que serviços são esses?

O ABNTCatálogo, como o próprio nome diz, é um catálogo de normas, onde é possível encontrarprodutos e serviços, como Normas, Cursos, Publicações e Projetos, podendo acessá-lo de qualquer dispositivo. Basta entrar no site (www.abnt.org.br/catalogo) e fazer a busca pelo número da norma, palavra, comitê, ICS, status ou período de publicação.

Além disso, você pode ter acesso aos informativos da ABNT inscrevendo-se no botão “ALERTAS” e escolhendo quais informações deseja receber, como Projetos de Normas em Consulta Nacional, Publicação de Normas e Produtos da ABNT Editora.

Além dos documentos técnicos nacionais, é possível adquirir Normas de outros organismos, bem como escolher a forma de visualização, podendo ser física ou eletrônica.

Caso o interesse seja por Cursos, todas as informações relacionadas a datas, horários, localização e conteúdo também estão disponíveis. Os Cursos ABNT possuem inscrição on-line.

A aba de Publicações apresenta os produtos da ABNT Editora que facilitam o uso e a aplicação de Normas Técnicas, com conteúdo técnico simples e objetivo, baseado em Normas Técnicas nacionais e internacionais.

Em Projetos é possível acompanhar os estágios de um Projeto de Norma, sendo mais acessível o acompanhamento do processo até a sua publicação. Além disso, você pode obter informações dos Projetos durante todo o seu desenvolvimento.

Já o ABNTColeção, possibilita que os assinantes tenham acesso às normas técnicas em qualquer lugar que estejam, com rapidez e segurança. Trata-se de um serviço de assinatura para fornecimento e gerenciamento de coleção de normas técnicas, totalmente via web, que possibilita o acesso a cerca de 250 mil documentos normativos dos principais organismos de normalização do mundo. E o cliente ainda pode consultar sua coleção por dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets.

Quem contrata o ABNTColeção encontra na plataforma vários recursos, como:

• Normas Técnicas Brasileiras (NBR) e Normas Técnicas Mercosul (NM) - A plataforma está preparada e automatizada para atualizar diariamente não só substituindo automaticamente as normas que sofrerem qualquer mudança, como também, inserção de normas para os casos de cancelamento com substituição por outra ou outras normas;
  • Normas do Organismo ISO - A ABNT, como membro fundador da ISO, e exclusivamente para essa entidade, oferece duas formas de fornecimento e gerenciamento dessas normas, são eles: através de plano de assinatura ou o monitoramento sem atualização automática do acervo de normas técnicas dos Organismos ISO, IEC, DIN, AFNOR, BSI, JIS, ASTM, IEEE e NFPA.
  • Acervo completo – Sempre sinalizando ao contratante as normas que ele possui em sua coleção, é possível pesquisar todas as normas constantes do acervo de determinada entidade; todas as normas constantes do acervo de todas as entidades disponíveis na plataforma; ou todas as normas constantes em determinados acervos, ou seja, permite mesclar as entidades disponíveis na plataforma para efetuar a pesquisa.
  • Impressões disponibilizadas pela plataforma - Listagem das normas contratadas; listagem das pesquisas efetuadas; Relatórios disponibilizados pelo sistema; Texto integral ou páginas das normas Contratadas.
  • Inserção de novas normas - A plataforma está preparada para inclusão automática e a qualquer momento de novas normas que porventura sejam necessárias;
  • Pré-Visualização de Normas - Permissão para pré-visualização por um tempo determinado, ao acervo completo das normas técnicas da ABNT (NBR), bem como, de todas as entidades de normalização que possuem contratos de parceria com a ABNT;
  • Projetos ABNT - Informações privilegiadas do estágio atual do andamento dos textos em estudo até sua efetiva publicação como norma técnica brasileira, nas mais diversas Comissões de Estudos dos Comitês Brasileiros da ABNT, podendo efetuar a pesquisa através dos alguns parâmetros.

São inúmeras as empresas e universidades que possuem o serviço, pois a facilidade de acesso facilita que os usuários utilizem as normas técnicas. Para o diretor Adjunto de Negócios, Odilão Baptista Teixeira, tanto o ABNTCatálogo, quanto o ABNTColeção facilitam o acesso e a gestão do acervo de instituições e empresas, pois permitem o acesso por um número ilimitado de usuários simultaneamente. “A ABNT continuará a desempenhar sua missão de promover a Normalização Técnica, facilitando cada vez mais o acesso às normas nacionais, internacionais e estrangeiras, uma vez que é a ISO no Brasil.”

Para saber mais sobre os serviços, entre em contato pelo email abntcolecao3@abnt.org.br ou pelo telefone (11) 3017.3652.