A Comissão de Estudos da ABNT (CE-031.000.002 – Madeira Serrada), que pertence ao Comitê Brasileiro de Madeira (ABNT/CB-031) realizou a primeira reunião do ano para retomar o trabalho de desenvolvimento da norma para esse produto. A partir de contribuições enviadas pelos integrantes da CE foram definidos alguns requisitos. A intenção do grupo é que a classificação e os métodos de ensaios adotados para a madeira serrada tenham como referência o texto da Norma ABNT NBR 7190 – Projetos de Estrutura de Madeira, que está sendo revisada sob a coordenação do professor Carlito Calil Jr.

Representantes de diversas entidades e empresários do segmento participaram do encontro. Os participantes da Comissão de Estudos deverão enviar as contribuições nos próximos 45 dias e a expectativa é de que a próxima reunião seja realizada no final de março.

ABNT/CB-031

O Comitê Brasileiro de Madeira tem como âmbito de atuação, a Normalização no campo de madeiras compreendendo produtos madeireiros em geral, como madeiras serradas e beneficiadas, chapas de compensado, painéis de fibras e particulados, cavacos de madeira; produtos de madeira, como portas, pisos, cruzetas, postes e carreteis; preservação e tratamento de produtos madeireiros e de madeira, no que concerne à terminologia, requisitos e métodos de ensaios.

A participação nos Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para participar do ABNT/CB-031 e das suas Comissões de Estudo, basta enviar um email para o analista responsável, Eduardo Lima (eduardo.lima@abnt.org.br).

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.


Assessoria de Imprensa


Monalisa Zia

imprensa@abnt.org.br
11 3017.3660