Comissão prevê criar norma também para parques aquáticos.

A Comissão de Estudo Especial de Parques de Diversão (ABNT/CEE-117) têm se reunido para discutir a revisão da norma ABNT NBR 15926:2011 - Equipamentos de parques de diversão – Partes 1 a 5. Além disso, existem discussões sobre o desenvolvimento de um projeto de norma para parques aquáticos.

As reuniões estão acontecendo com a participação e apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), uma entidade que representa e profissionaliza o segmento. Atualmente, conta com mais de 80 empresas filiadas, que representam cerca de 300 parques de diferentes tipos e portes, além dos variados fornecedores de produtos e serviços.

Confira a norma e suas partes:

• ABNT NBR 15926-1:2011 - Equipamentos de parques de diversão Parte 1: Terminologia
  • ABNT NBR 15926-2:2011 - Equipamentos de parques de diversão Parte 2: Requisitos de segurança do projeto e de instalação
  • ABNT NBR 15926-3:2011 - Equipamentos de parques de diversão Parte 3: Inspeção e manutenção
  • ABNT NBR 15926-4:2011 - Equipamentos de parques de diversão Parte 4: Operação
  • ABNT NBR 15926-5:2011 - Equipamentos de parques de diversão Parte 5: Parques aquáticos

ABNT/CEE-117

A Comissão de Estudo de Parques de Diversão (ABNT/CEE-117) é responsável pela Normalização no campo de parques de diversão compreendendo projeto, instalação, fabricação, montagem, operação e manutenção no que concerne a terminologia, requisitos e ensaios.

A participação nas Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para isso, basta enviar um email para o analista responsável Antonio Cordeiro (antonio.cordeiro@abnt.org.br).

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa: