Iniciativa visa ao fortalecimento da normalização técnica no setor da construção civil.

Um Memorando de Entendimento entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) será assinado nesta sexta-feira, 18 de maio, em Florianópolis (SC). Na capital catarinense, está sendo realizado o 90º Encontro Nacional da Construção Civil (Enic), o principal evento do calendário da construção civil, nesta edição com o tema “Inovar e crescer, construindo um país melhor”.

A parceria tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da normalização técnica no âmbito da Construção civil. Para tanto, a ABNT e a CBIC dispõem-se a: facilitar o acesso às normas técnicas brasileiras; promover e disseminar as normas técnicas; realizar eventos conjuntos para divulgação; e integrar seus portais para facilitar o acesso às informações relacionadas à normalização técnica do setor da construção civil. Cada entidade designará um coordenador para fazer o acompanhamento das atividades.

Em seu acervo, a ABNT mantém 127 normas técnicas elaboradas no âmbito do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) e há várias outras de interesse do setor, relacionadas a tintas, vidros e cimento, concreto e agregados, por exemplo, desenvolvidas por comitês específicos.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). 

Assessoria de Imprensa:

Monalisa Zia

imprensa@abnt.org.br

11 3017.3660