Atualmente, o Comitê oferece mais de 120 normas técnicas para o setor automotivo.

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 6 de maio 1968, no Rio de Janeiro, foi aprovada a reformulação do Estatuto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um passo importante para renovar a estrutura da organização. Nasciam ali os primeiros 17 Comitês Brasileiros, que passaram a ser identificados pela sigla ABNT/CB seguida de um número.

Os Comitês Brasileiros assumiram, de acordo com o novo Estatuto, a função de órgãos de planejamento, coordenação e controle das atividades exercidas por um grupo de Comissões de Estudo relacionadas com determinado âmbito de normalização. A recomendação era que fossem instalados individualmente, “de modo a tirar o máximo de proveito de tal instalação em benefício da ação normalizadora em que todos estão empenhados”.

Segundo o diretor técnico da ABNT, Eugenio Tolstoy De Simone, essa estruturação foi feita seguindo uma tendência internacional de se agrupar os trabalhos de normalização em setores importantes da economia. “A partir desse momento, a normalização brasileira foi apresentando um maior desenvolvimento, de modo que hoje a ABNT conta com mais de 200 Comitês Técnicos, que realizaram, em 2017, mais de 1000 reuniões, com mais de 11 mil participações”, ele afirma.

Essa nova estrutura, como ressalta o diretor técnico, permitiu também uma atuação mais consistente e coordenada da ABNT nos Comitês Técnicos dos foros internacionais de normalização. Com o passar do tempo e como já se previa em 1968, alguns desses Comitês foram desdobrados, ou tiveram a denominação reformulada, outros entraram em recesso, mas a maioria prossegue oferecendo relevantes contribuições e reunindo conquistas que beneficiam toda a sociedade.

O engenheiro Fernando Teixeira Filho, gestor do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002), por exemplo, resgata um marco da normalização nacional. “O Comitê tem a honra e a responsabilidade histórica de acolher a primeira norma publicada pela ABNT, em 1940: a NB 01 - Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado, rebatizada ABNT NBR 6118:2014 - Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento, uma das primeiras normas brasileiras traduzidas para língua inglesa”, afirma.

As normas do ABNT/CB-002, de acordo com o gestor, são caracterizadas pela grande especialização e sempre refletem as boas práticas técnicas consolidadas do setor. Algumas promovem a inovação, a exemplo da ABNT NBR 15575:2013 - Desempenho das Edificações Habitacionais, norma de grande impacto no mercado imobiliário habitacional brasileiro.

“Com atuação transparente e contando com a efetiva e imprescindível colaboração das principais entidades técnicas representativas da construção civil e da engenharia nacional, o ABNT/CB-002 apoia e orienta suas Comissões na busca da representatividade, equidade e respeito ao contraditório”, conclui Fernando Teixeira Filho.

Responsável pela normalização do setor da construção civil para o escopo de projeto e execução de obras, o ABNT/CB-002 tem em seu acervo 127 normas e atua com apoio do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon – SP). A chefe de Secretaria é Rose de Lima.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).