O ABNT/CB-015 contribui para dar visibilidade internacional ao produto brasileiro.

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 6 de maio 1968, no Rio de Janeiro, foi aprovada a reformulação do Estatuto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um passo importante para renovar a estrutura da organização. Nasciam ali os primeiros 17 Comitês Brasileiros, que passaram a ser identificados pela sigla ABNT/CB seguida de um número.

O Comitê Brasileiro do Mobiliário (ABNT/CB-015) responde pela Normalização no campo do mobiliário compreendendo unidades móveis e embutidas e acessórios. Tem mais de 40 normas publicadas, que estabelecem requisitos para móveis para escritório e de uso doméstico, incluindo colchões, além de assentos para expectadores em diferentes ambientes.

“O ABNT/CB-015 sempre teve extrema importância para o setor, sendo um grande catalisador para a inovação”, afirma o gestor Claudio Muzi. Nas normas técnicas, afinal, as indústrias de móveis encontram orientações para melhorar o desempenho de seus produtos e atender às exigências dos clientes.

Resultado do trabalho das Comissões de Estudo, estabelecendo parâmetros e metodologias que possibilitam a oferta de produtos de valor agregado, o setor ganhou visibilidade internacional. “O mobiliário brasileiro, de fato, conquistou o seu valor”, comemora Muzi.

De acordo com o gestor, o legado transmitido pelo Comitê à sociedade envolve aspectos do cotidiano da Normalização, desde de a preocupação com um bom acabamento até a segurança de assentos para eventos esportivos. Ele cita como exemplo a norma ABNT NBR 13962:2006 - Móveis para escritório - Cadeiras - Requisitos e métodos de ensaio, que deu um direcionamento ao mercado para oferecer conforto e segurança ao usuário. Da mesma forma, a ABNT NBR 15925:2011 - Móveis – Assentos plásticos para eventos esportivos possibilitou que se agregasse qualidade às arenas de entretenimento.

Tendência internacional

Os Comitês Brasileiros assumiram, de acordo com o Estatuto de 1968, a função de órgãos de planejamento, coordenação e controle das atividades exercidas por um grupo de Comissões de Estudo relacionadas com determinado âmbito de normalização. A recomendação era que fossem instalados individualmente, “de modo a tirar o máximo de proveito de tal instalação em benefício da ação normalizadora em que todos estão empenhados”.

Segundo o diretor técnico da ABNT, Eugenio Tolstoy De Simone, essa estruturação foi feita seguindo uma tendência internacional de se agrupar os trabalhos de normalização em setores importantes da economia. “A partir desse momento, a normalização brasileira foi apresentando um maior desenvolvimento, de modo que hoje a ABNT conta com mais de 200 Comitês Técnicos, que realizaram, em 2017, mais de 1000 reuniões, com mais de 11 mil participações”, ele afirma.

Essa nova estrutura, como ressalta o diretor técnico, permitiu também uma atuação mais consistente e coordenada da ABNT nos Comitês Técnicos dos foros internacionais de normalização. Com o passar do tempo e como já se previa em 1968, alguns desses Comitês foram desdobrados, ou tiveram a denominação reformulada, outros entraram em recesso, mas a maioria prossegue oferecendo relevantes contribuições e reunindo conquistas que beneficiam toda a sociedade.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).