Com foco em máquinas e equipamentos mecânicos, o Comitê Brasileiro é estruturado em 28 Subcomitês responsáveis pela elaboração de  mais de 2.100 normas técnicas.

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 6 de maio 1968, no Rio de Janeiro, foi aprovada a reformulação do Estatuto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um passo importante para renovar a estrutura da organização. Nasciam ali os primeiros 17 Comitês Brasileiros, que passaram a ser identificados pela sigla ABNT/CB seguida de um número.

Os Comitês Brasileiros assumiram, de acordo com o novo Estatuto, a função de órgãos de planejamento, coordenação e controle das atividades exercidas por um grupo de Comissões de Estudo relacionadas com determinado âmbito de normalização. A recomendação era que fossem instalados individualmente, “de modo a tirar o máximo de proveito de tal instalação em benefício da ação normalizadora em que todos estão empenhados”.

Segundo o diretor técnico da ABNT, Eugenio Tolstoy De Simone, essa estruturação foi feita seguindo uma tendência internacional de se agrupar os trabalhos de normalização em setores importantes da economia. “A partir desse momento, a normalização brasileira foi apresentando um maior desenvolvimento, de modo que hoje a ABNT conta com mais de 200 Comitês Técnicos, que realizaram, em 2017, mais de 1000 reuniões, com mais de 11 mil participações”, ele afirma.

Essa nova estrutura, como ressalta o diretor técnico, permitiu também uma atuação mais consistente e coordenada da ABNT nos Comitês Técnicos dos foros internacionais de normalização. Com o passar do tempo e como já se previa em 1968, alguns desses Comitês foram desdobrados, ou tiveram a denominação reformulada, outros entraram em recesso, mas a maioria prossegue oferecendo relevantes contribuições e reunindo conquistas que beneficiam toda a sociedade.

O Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos (ABNT/CB-004) tem alguns destaques em seu acervo, entre eles, a ABNT NBR ISO 12100:2013 - Segurança de máquinas - Princípios gerais de projeto - Apreciação e redução de riscos. Esta norma traz a terminologia básica, princípios e uma metodologia para obtenção da segurança em projetos de máquinas e especifica princípios para apreciação e redução de riscos.

“No segmento de transportadores contínuos - transportadores de correia, destaca-se a atuação da Comissão de Estudos CE-004:010.002 que, por meio de acordo firmado entre a The Conveyor Equipment Manufactures Association (CEMA), a ABNT e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), traduziu o manual CEMA - Transportadores de correias para materiais a granel”, relata o superintendente Carlos Alberto Maciel.

Em 2013, o ABNT/CB-004, cuja Secretaria Técnica é sediada na Abimaq, recebeu o Premio ABNT de Excelência em Normalização, na categoria Comitê do Ano. Tem em sua estrutura 28 Subcomitês e 44 Comissões de Estudo que atuam como espelhos dos Comitês Técnicos da International Organization of Standardization (ISO). Seu acervo com mais de 2.100 normas técnicas é resultado de média anual de 280 reuniões com a participação de representantes dos diversos segmentos da indústria de manufatura mecânica.

Aparecida Regina Formicola é a chefe de Secretaria do Comitê, que tem o seguinte âmbito de atuação: Normalização no campo de máquinas e equipamentos mecânicos, compreendendo máquinas-ferramenta; componentes mecânicos; transmissão de movimentos; sistemas de medidas e de controle da qualidade da mecânica; compressores; hidráulica e pneumática; válvulas e componentes; elevadores e equipamentos de transporte de materiais; termodinâmica; bombas e motobombas; ferramentas e modelações; máquinas para gráficas, madeiras, cerâmicas, plásticos, indústria alimentícia e couro e calçados; máquinas e equipamentos para indústria têxtil, saneamento básico e ambiental; máquinas e equipamentos pesados; máquinas e equipamentos para ordenhadeiras; segurança de máquinas; equipamentos para ginástica e condicionamento físico; máquinas e equipamentos para postos de serviço e pontos de abastecimento e normas básicas para projetos mecânicos, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).