A Diretoria Executiva da ABNT, representada por Ricardo Fragoso, diretor-geral e Carlos Santos Amorim Jr., diretor de Relações Externas, além do Sr. Mário William Esper, vice-presidente e representante do Conselho Deliberativo; estiveram em Brasília, juntamente com os Srs. John Walter e Sergio Mujica, presidente e secretário-geral, respectivamente, da International Organization for Standardization (ISO), para um encontro com o presidente da República, Michel Temer.

Como a reunião do Conselho da ISO aconteceu na ABNT, em São Paulo, a oportunidade do encontro foi ímpar para fechar a semana. Durante a conversa, eles puderam explanar como as normas internacionais trazem benefícios significantes para o país, pois produtos e serviços baseados em normas ISO possuem maior qualidade. Também foi discutida a importância da mobilização do governo brasileiro para o apoio da participação do Brasil nas reuniões internacionais, defendendo assim os interesses da sociedade e contribuindo para o aumento da competitividade no mercado global.

Na ocasião, o deputado federal, Sr. Júlio Lopes apresentou um projeto de lei que visa facilitar o licenciamento de atividades do pré-sal com a previsão de utilizar Normas Técnicas Brasileiras baseadas em normas ISO, garantindo assim credibilidade internacional aos processos de licenciamento ambiental. A ideia é que o reitor eleito da Universidade Federal Fluminense, Sr. Antonio Claudio L. Nóbrega, que também estava presente, acredite um laboratório para que sejam feitos os ensaios necessários.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes também participou do encontro, acompanhado por consultores legislativos da Câmara dos Deputados.

Conselho da ISO - Entre os dias 11 a 15 de junho, a ABNT sediou, em São Paulo, a Reunião do Conselho da ISO e também do Technical Management Board (TMB). Foram dias intensos de discussões sobre decisões estratégicas e políticas da normalização internacional.

O Conselho da ISO é o órgão central de governança da Organização e se reporta à Assembleia Geral. Ele se reúne três vezes por ano e é composto por 20 órgãos membros, os diretores da ISO e os presidentes dos Comitês de Desenvolvimento de Políticas: Committee on Conformity Assessment (Casco) – Comitê de Avaliação da Conformidade -, Committee on Consumer Policy (Copolco) – Comitê de Política do Consumidor -, e Committee on Developing Country Matters (Devco) – Comitê Político que cuida de questões de países em desenvolvimento. O Conselho tem responsabilidade direta sobre vários organismos, que se reportam à ele:

O Comitê do Presidente assessora o Conselho em assuntos decididos pelo Conselho.Os Comitês Permanentes do Conselho tratam de assuntos relacionados a finanças (CSC/FIN), estratégia e política (CSC/SP), nomeações para cargos de governança (CSC/NOM) e supervisão das práticas de governança da Organização (CSC/OVE). Os Grupos Consultivos fornecem aconselhamento sobre assuntos relacionados à política comercial da ISO (CPAG) e Tecnologia da Informação (ITSAG).

Já o TMB é o órgão de governança responsável pela administração geral da estrutura dos Comitês Técnicos dentro da ISO. Atualmente, possue 20 membros participantes.

Fora essas duas grandes reuniões, aconteceram diversos eventos paralelos dos membros e também da ABNT com alguns organismos de normalização para tratar sobre acordos e parcerias.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).