A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) adotou em agosto, as normas ABNT NBR ISO 23953 partes 1 e 2, referentes a vocabulário, classificação, requisitos e condições de ensaio de expositores refrigerados.

A Parte 1 estabelece os termos e definições relativos aos expositores refrigerados utilizados na venda e exposição de produtos alimentícios. Não é aplicável às máquinas frigoríficas de autosserviço (refrigerated vending machines), nem às destinadas ao uso em serviços de bufê ou em outras aplicações no comércio varejista.

Já a Parte 2 especifica os requisitos para a construção, as características e o desempenho de expositores frigoríficos utilizados na venda e na exposição de produtos alimentícios. Especifica as condições de ensaio e os métodos para verificar o cumprimento dos requisitos, assim como a classificação dos expositores, a etiquetagem e a lista das características a serem informadas pelo fabricante. Não é aplicável a máquinas frigoríficas de autosserviço (refrigerated vending machines). Também não é aplicável ao uso em serviços de bufê ou em outras aplicações que no comércio varejista, não trata tampouco da decisão quanto à escolha do tipo de produtos alimentícios a serem mantidos nos expositores.

Segundo o gestor do Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABNT/CB-055) e também representante da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), Sr. Oswaldo Bueno, uma norma técnica estabelece um nível mínimo de desempenho para uma determinada aplicação ou equipamento, nesse caso, do desempenho de expositores refrigerados, normalmente utilizados em estabelecimentos comerciais para a venda de produtos alimentícios.

Bueno complementa que a adoção das normas é importante para manter o modelo internacional de forma acessível e padronizada, facilitando o respeito às normas quanto ao correto desempenho do sistema ou do equipamento.

O ABNT/CB-055 é responsável pela Normalização no campo da refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento compreendendo refrigeração comercial e industrial, ar condicionado comercial e industrial, ventilação comercial e industrial e aquecimento convencional e solar, no que concerne à terminologia, classificação; identificação; desempenho e ensaios de máquinas, equipamentos e sistemas; projeto, execução e manutenção de sistemas; conservação de alimentos perecíveis; conforto humano; qualidade do ar e conservação de energia em ambiente comercial e industrial.

Para saber mais informações sobre as normas entre em contato com ABNT/CB-055 (cb-055@abnt.org.br) e para adquirir as normas acesse o site www.abnt.org.br/catalogo.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.