Estão em Consulta Nacional até o dia 07 de janeiro de 2019, os projetos de revisão da norma ABNT NBR 16731 – Partes 1 e 2.

A Parte 1 – Requisitos e métodos de ensaios - especifica os requisitos para mictórios destinados à instalação em sistema hidráulico predial de água potável. Já a Parte 2 – Procedimento para instalação - especifica os requisitos e condições mínimas para a instalação de mictórios destinados à instalação de sistema predial de água potável. Para o caso de portadores de necessidades especiais, consultar a ABNT NBR 9050.

Esses Projetos foram elaborados pela Comissão de Estudo de Aparelhos Sanitários e Sistemas de Descarga (CE-178:003.001), do Comitê Brasileiro de Componentes de Sistemas Hidráulicos Prediais (ABNT/CB-178), com números de Textos-Base 178:003.001-004/001 e 178:003.001-004/002.

O ABNT/CB-178 é responsável pela Normalização n
o campo de componentes de sistemas hidráulicos prediais compreendendo tubos e conexões plásticos; comandos hidráulicos, incluindo registros, torneiras, chuveiros e aparelhos economizadores; louças sanitárias e sistemas de descarga, incluindo bacias, válvulas, caixa de descarga; e reservatórios plásticos para água, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaios, instalação e manutenção.

A participação nas Comissões de Estudo e Comitês Brasileiros da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Sendo assim, para informações sobre as normas do setor entre em contato com o analista responsável, Alvaro Almeida (alvaro.almeida@abnt.org.br).

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).
Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.