Inscrições podem ser feitas online no site da Abrinstal e são gratuitas.

A ABNT vai apoiar o 8º Fórum de Gestão e Economia de Energia, que acontecerá no próximo dia 05 de dezembro, na Fiesp, em São Paulo. As inscrições para o evento, que será presencial e online, são gratuitas e podem ser realizadas no site a Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal) http://www.abrinstal.org.br/eventos/mailmkt.asp?page=103, onde tem a programação completa.

O tema energia vem ganhando cada vez mais relevância no mundo, pois é fundamental para mover a economia global, mas sua produção sempre acaba impactando o meio ambiente e já sentimos os efeitos da mudança climática em várias partes do planeta. Usar a energia de forma eficiente passou a ser fundamental para todos, principalmente para os grandes consumidores.

O evento se destina a todos os profissionais que atuam com o tema gestão e economia de energia, como engenheiros, administradores, gestores e técnicos. O Fórum vai reunir representantes do governo federal - via Ministério de Minas e Energia (MME), Eletrobrás e Procel-, da academia e da iniciativa privada, incluindo case prático sobre a implementação da ISO 50001, que é a norma internacional sobre gestão e economia de energia.

O fórum será realizado das 8h30 às 12h20 e está dividido em dois painéis. O primeiro mostrará um panorama nacional e internacional sobre a promoção da gestão e economia de energia e contará com apresentações sobre as ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pelo governo brasileiro nessa área, incluindo as ações do Procel e às relativas à ISO 50001 no Brasil. Para encerrar esse painel haverá uma apresentação da nova versão da ISO 50001, que acabou de passar por sua primeira revisão.

O segundo painel abordará resultados mais práticos, como da indústria com a implementação de Sistemas de Gestão de Energia, os resultados do projeto ICA/Procobre, Eletrobras e Senai, além de apresentação de um case sobre os ganhos na implementação da ISO 50001.

“É uma oportunidade de ver apresentações de vários atores que trabalham com o tema gestão e economia de energia. É fundamental debatermos as experiências, oportunidades e desafios que se apresentam para a promoção de gestão de energia no Brasil e no mundo. Além disso, será apresentada a nova versão da ISO 50001, o que mudou etc”, conta Alberto J. Fossa, diretor executivo da Abrinstal e gestor do Comitê Brasileiro de Gestão e Economia da Energia (ABNT/CB-116).

Parceria Eletrobras-Procel & Abrinstal

A Abrinstal é parceira da Eletrobras, por meio do PROCEL, como apoiadora e responsável pela operacionalização, divulgação e o planejamento de atividades sustentáveis de normalização associadas à gestão e economia de energia no âmbito nacional e internacional.

Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116)

O ABNT/CB-116 é responsável pela Normalização no campo de gestão e economia da energia, compreendendo desempenho energético, sistemas e usos da energia, medição de energia, implantação de sistemas de medição e validação de melhoria contínua na área de gestão da energia, regras e metodologias para cálculo de economia da energia em projetos, organizações e regiões, guias de medição e verificação e conformidade da qualidade de dados relacionados.

É Comissão Espelho do ISO/PC 242 - Energy Management e do ISO/PC 257 - Energy Savings.

Para participar do Comitê envie um email ao analista responsável Eduardo Lima (eduardo.lima@abnt.org.br).

Serviço do 8º Fórum de Gestão e Economia de Energia

Data: 05 de dezembro de 2018

Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP / Av. Paulista 1313 - 4º andar - São Paulo.

Horário: das 8h30 às 12h20

Inscrições: online, no site da Abrinstal (http://www.abrinstal.org.br/eventos.asp)

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.