É notável que as normas técnicas estão presentes em nossa vida mais do que imaginamos. Por isso a importância da sua utilização, para que além de podermos evitar tragédias, possamos garantir que produtos e serviços ofereçam o mínimo de qualidade e segurança à sociedade.

Confira abaixo algumas normas publicadas pela ABNT no mês de dezembro:

Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003)

ABNT IEC GUIA 118:2018 - Inclusão de aspectos de eficiência energética em publicações eletrotécnicas;

ABNT NBR 16092:2018 - Cestas aéreas - Especificações e ensaios;

ABNT NBR 6855:2018 - Transformador de potencial indutivo - Requisitos e ensaios.

Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos (ABNT/CB-004)

ABNT ISO/TR 14121-2:2018 - Segurança de máquinas - Apreciação de riscos - Parte 2: Guia prático e exemplos de métodos;

ABNT NBR 15827:2018 - Válvulas industriais para instalações de exploração, produção, refino e transporte de produtos de petróleo - Requisitos de projeto e ensaio de protótipo.

Comitê Brasileiro Metroferroviário (ABNT/CB-006)

ABNT NBR 16691:2018 - Dormente de Aço - Requisitos e métodos de ensaio.

Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço (ABNT/CB-008)

ABNT NBR 16709:2018 - Sistema para resolução de identificador com base na internet (IBI).

Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017)

ABNT NBR 16693:2018 - Produtos têxteis para saúde - Aventais e roupas privativas para procedimento não cirúrgico utilizados por profissionais de saúde e pacientes - Requisitos e métodos de ensaio.

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-018)

ABNT NBR 16606:2018 - Cimento Portland - Determinação da pasta de consistência normal;

ABNT NBR 15396:2018 - Aduelas (galerias celulares) de concreto armado pré-moldadas - Requisitos e métodos de ensaios;

ABNT NBR 8890:2018 - Tubo de concreto de seção circular para água pluvial e esgoto sanitário - Requisitos e métodos de ensaios.

Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-026)

ABNT NBR 15891-4:2018 - Implantes para cirurgia - Resinas absorvíveis - Parte 4: Método de ensaio para avaliação de degradação in vitro de resinas poliméricas e formas fabricadas degradáveis hidroliticamente;

ABNT NBR 15677:2018 - Implantes para ortopedia - Conexões de ferramentas - Requisitos para bits de chaves de parafuso ósseo;

ABNT ISO/TS 16775:2018 - Embalagem para produtos para a saúde esterilizados finalizados - Orientações sobre a aplicação da ABNT NBR ISO 11607-1 e da ABNT NBR ISO 11607-2.

Comitê Brasileiro de Siderurgia (ABNT/CB-028)

ABNT NBR 7548:2018 - Ferroligas - Determinação do tungstênio, silício, ferro, manganês, fósforo e alumínio em ligas de ferrotungstênio.

Comitê Brasileiro de Madeira (ABNT/CB-031)

ABNT NBR 14810-2:2018 - Painéis de partículas de média densidade - Parte 2: Requisitos e métodos de ensaio;

ABNT NBR 16285:2018 - Bobinas e chapas de aço multiconstituído, de alta resistência mecânica, laminadas a frio – Especificação.

Comitê Brasileiro de Óptica e Instrumentos Ópticos (ABNT/CB-049)

ABNT NBR ISO 8980-3:2018 - Óptica oftálmica - Lentes para óculos acabadas e não cortadas - Parte 3: Especificações de transmitância e métodos de ensaio , que revisa a norma ABNT NBR ISO 8980-3:2012.

Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABNT/CB-055)

ABNT NBR 15833:2018 - Manufatura reversa - Aparelhos de refrigeração.

Comitê Brasileiro de Ferramentas Manuais, Abrasivos e Usinagem (ABNT/CB-060)

ABNT NBR ISO 4248:2018 - Bucha-padrão - Definições e nomenclatura;

ABNT NBR ISO 10889-7:2018 - Porta-ferramentas com haste cilíndrica - Parte 7: Tipo F com alojamento cônico;

ABNT NBR ISO 10889-8:2018 - Porta-ferramentas com haste cilíndrica - Parte 8: Tipo Z, acessórios .

Comissão de Estudo Especial de Agrotóxicos e Afins (ABNT/CEE-171)

ABNT NBR 8510:2018 - Agrotóxicos e afins - Características físicas.

Comitê Brasileiro de Componentes de Sistemas Hidráulicos Prediais (ABNT/CB-178)

ABNT NBR 15813-1:2018 - Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria - Parte 1: Tubos de polipropileno copolímero random PP-R e PP-RCT - Requisitos , que revisa a norma ABNT NBR 15813-1:2010;

ABNT NBR 15813-2:2018 - Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria - Parte 2: Conexões de polipropileno copolímero random PP-R e PP-RCT - Requisitos , que revisa a norma ABNT NBR 15813-2:2010.

Comissão de Estudo Especial de Acústica (ABNT/CEE-196)

ABNT NBR ISO 16283-1:2018 - Acústica - Medição de campo do isolamento acústico nas edificações e nos elementos de edificações - Parte 1: Isolamento a ruído aéreo.

Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais (ABNT/CB-203)

ABNT NBR ISO/OECD 789-10:2018 - Tratores agrícolas - Procedimentos de ensaio - Parte 10: Potência hidráulica na interface trator/implemento;

ABNT NBR ISO 4004:2018 - Tratores e máquinas agrícolas – Bitolas.

Para saber mais informações sobre as normas citadas acima, entre em contato com a Assessoria de Imprensa.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.