A ABNT publicou no final de dezembro a nova norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. Este documento fornece orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de ges­tão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria. Estas atividades incluem as pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria, os audi­tores e a equipe de auditoria.

Nos dias 13 a 15 de março será realizado em São Paulo, um curso sobre a nova norma, que traz em seu conteúdo programático: a abordagem de processos; abordagem sistêmica da gestão da qualidade; abordagem de riscos para auditorias da qualidade; planejamento estratégico para a qualidade; estrutura comum das normas de sistemas de gestão da ISO; revisão dos conceitos e requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015; novos conceitos de auditoria; tipos e objetivos das auditorias; entre outros tópicos.

Serão 24 horas de curso divididas em três dias consecutivos, das 8 h 30 às 17 h 30. Luiz Carlos do Nascimento, gestor do Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025) e líder da delegação brasileira no Comitê Técnico da ISO de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO/TC 176) é o instrutor do curso. Para se inscrever envie um email para cursos@abnt.org.br ou entre em contato pelo telefone: 11 2344-1721 ou 1722.

Comitê Brasileiro da Qualidade

O Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025) é o responsável pela Normalização no campo de gestão da qualidade, compreendendo sistemas da qualidade, garantia da qualidade e tecnologias de suporte; diretrizes para seleção e aplicação das normas da qualidade; e no campo da avaliação da conformidade compreendendo estudo de meios para a avaliação da conformidade de produtos, processos, serviços e sistemas de gestão; elaboração de guias e normas relativas a práticas de ensaio, inspeção e certificação de produtos, processos e serviços e para avaliação de sistemas de gestão, laboratório de ensaio, organismos de inspeção, certificação e credenciamento, e sua operação e aceitação. Excluindo-se a normalização de produtos e serviços.

Para adquirir a norma acesse (www.abnt.org.br/catalogo). Para mais informações contate o ABNT/CB-025 (cb-025@abnt.org.br">cb-025@abnt.org.br).

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.