O programa da ABNT Certificadora agora tem a acreditação do Inmetro.

A ABNT Certificadora recebeu, recentemente, a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para seu programa de certificação de fechaduras, que tem como referência a norma técnica ABNT NBR 14913:2011 - Fechadura de embutir – Requisitos, classificação e métodos de ensaio.Com essa conquista, a ABNT passa a exibir a Marca do Sistema Brasileiro de Acreditação/Inmetro em seus certificados e vai completando a cadeia produtiva, que envolve portas de madeira, esquadrias e dobradiças.

A certificação caracteriza-se por garantir um diferencial aos fabricantes e promover o aumento da qualidade e a confiança no produto. Esses benefícios tornam-se ainda mais relevantes para o mercado quando podem ser estendidos a todos os itens de uma cadeia produtiva. A ABNT audita o Sistema de Gestão da Qualidade e controle de processo das empresas e faz a coleta de amostras para ensaios laboratoriais. As manutenções são anuais, com reavaliações completas realizadas na fábrica, além de novos ensaios nos produtos.

Base para a avaliação da conformidade de fechaduras, a norma ABNT NBR 14913:2011 especifica os requisitos mínimos para fabricação, classificação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial das peças de embutir para serem empregadas em portas. A Haga S.A., instalada em Nova Friburgo (RJ), foi a primeira fabricante de fechaduras certificada pela ABNT.

Assessor de Marketing da Haga, André Cereja não tem dúvida de que a certificação agrega credibilidade quanto à qualidade e também dá visibilidade para a marca e seu mix de produtos. “O Selo de Qualidade ABNT/Inmetro é um recurso importante e necessário para combater a não conformidade intencional e a pirataria, práticas maliciosas que desagregam valor e enfraquecem o mercado”, ele afirma, reiterando que os produtos Haga são certificados, garantidos, originais e normalizados.

A partir da conquista do certificado ABNT/Inmetro, as expectativas do cliente crescem, mesmo no caso de uma empresa como a Haga, com mais de 80 anos de tradição em seu mercado. André Cereja avalia que o Selo de Qualidade influencia o consumidor na decisão da compra e também é um fator relevante nas negociações com construtoras e incorporadoras.

“É importante destacar que as campanhas educativas em massa são necessárias para que o cliente entenda o risco que assume ao comprar produtos não certificados, bem como o que esses certificados significam”, alerta o assessor de Marketing.

Nas suas linhas de produção a Haga investe em diferenciais por meio da tecnologia, usando materiais que geram baixa emissão de gases de efeito estufa e reduzem o impacto no meio ambiente. De acordo com André Cereja, a empresa adota processos de última geração, robotizados e monitorados pela internet, que garantem tanto a segurança e o conforto dos colaboradores, como a preservação ambiental e do patrimônio.

Um dos destaques da empresa é a solução de Cilindro Monobloco Multiponto, que possui sistema de segredo simétrico gerado por codificação computadorizada randômica. “Esse sistema dificulta a ação de violação no uso residencial ou comercial e oferece mais segurança com a combinação de milhares de segredos e, principalmente, dificultando cópias não autorizadas”, informa Cereja.

Cadeia completa

A certificação para portas de madeira implica o atendimento à norma ABNT NBR 15930:2011, com duas Partes, a primeira sobre Terminologia e Simbologia e a segunda sobre Requisitos. Os produtos são submetidos a testes físicos e mecânicos e de desempenho.

Para esquadrias, a norma de referência é a ABNT NBR 10821-2:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 2: Esquadrias externas - Requisitos e classificação.

O programa para dobradiças de abas exige o atendimento à ABNT NBR 7178:1997 - Dobradiças de abas - Especificação e desempenho.

Empresas interessadas em obter a certificação da ABNT devem fazer contato pelo e-mail certificacao@abnt.org.br e em seguida receberão a relação de todos os documentos necessários para o processo.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.