Fabricantes podem escolher entre dois modelos para a avaliação da conformidade de seus produtos.

A ABNT Certificadora desenvolveu um programa de certificação para Impermeabilizantes e mantas, com base em duas normas técnicas. As empresas podem solicitar a certificação escolhendo entre dois modelos:

• Modelo 2 - Coleta de amostra no comércio e auditoria do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);
  • Modelo 5 – Coleta de amostra alternada (fábrica /comércio) e auditoria de requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

As normas que devem ser atendidas são as seguintes: ABNT NBR 11905:2015 - Argamassa polimérica industrializada para impermeabilização, que especifica os requisitos mínimos exigíveis para argamassas poliméricas industrializadas para impermeabilização sobre sistemas construtivos não sujeitos às fissuras dinâmicas, submetidas à ação de água de percolação, sob pressão negativa e sob pressão positiva; e ABNT NBR 13321:2008 - Membrana acrílica para impermeabilização, que fixa os requisitos mínimos exigíveis para membrana acrílica monocomponente à base de polímeros acrílicos termoplásticos em dispersão aquosa, destinada a impermeabilizar as superfícies que devem ficar expostas às intempéries, sobre as quais é limitado o trânsito para manutenção eventual.

Com reconhecimento nacional e internacional, a marca ABNT é garantia de qualidade, credibilidade e confiança para os consumidores. Por isso, sua aplicação nos produtos certificados vem agregando expressivo valor e diferencial competitivo aos clientes.

Confira os principais benefícios da certificação:

• Valorização da marca da empresa;
  • Inibição de concorrência desleal;
  • Diferenciação de produtos no mercado;
  • Aumento da produtividade e vendas;
  • Redução de custos e desperdícios;
  • Transmite segurança ao consumidor.

Para que uma empresa possa obter a certificação, o primeiro passo é fazer solicitação à ABNT pelo e-mail certificacao@abnt.org.br. Na sequência, a ABNT encaminhará a relação de documentos necessários para início do processo.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.