O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), responsável pela normalização no campo de vidros planos, compreendendo materiais e propriedades dimensionais no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades está trabalhando na produção de um texto para criar parâmetros para o termoendurecido, produto ainda pouco aplicado em nosso país.

O termoendurecido, assim como o temperado, é um vidro tratado termicamente para adquirir resistência mecânica superior à do float comum — por volta de duas a duas vezes e meia maior, número variável de acordo com a espessura. Além disso, os dois tipos também precisam passar pelos processos de pré-processamento (corte, lapidação, furação, lavagem etc.) antes de irem ao forno.

Baseada no documento europeu EN 1863, publicado em 2011, a versão brasileira abordará as tolerâncias aceitáveis em relação às características físicas das peças, incluindo: – Tolerâncias dimensionais; – Empenamento local e total; – Edge kink (elevação de bordas), efeito típico de vidros termicamente tratados em fornos horizontais. Outro assunto relevante que constará na norma é o ensaio de fragmentação.

O temperado, quando quebrado, divide-se em pequenos pedaços arredondados e pouco cortantes, garantindo maior segurança para o usuário. O termoendurecido, por sua vez, tende a se fragmentar em pedaços maiores, mais parecidos com os do float, embora existam algumas características que determinam a qualidade do processo. A comissão de estudos que cuida desse projeto estuda ainda incluir a questão dos defeitos visuais que podem surgir após o tratamento térmico, requisito não abordado pela norma EN.

Para participar das reuniões do ABNT/CB-037 envie um email para o analista Flavio Junior (flavio.junior@abnt.org.br).

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.