Norma técnica para playgrounds, a ABNT NBR 16071-3:2012 é a base para a avaliação da conformidade do produto.

A certificação é a melhor forma de fornecedores de pisos absorventes de impacto comprovarem aos clientes que estão oferecendo um material que realmente cumpre sua função e, portanto, não coloca em risco os usuários de áreas de recreação. Foi por esse motivo que a empresa MP Multipisos Ecológicos Ltda., sediada em Taboão da Serra (SP), buscou a certificação e hoje exibe ao mercado a Marca de Qualidade ABNT.

Com um programa específico, a ABNT Certificadora realiza a avaliação da conformidade com base na norma ABNT NBR 16071-3:2012 – Playgrounds. Parte 3: Requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto. Esta Parte da ABNT NBR 16071  também indica o método de ensaio que deve ser aplicado. As auditorias são anuais, avaliando o sistema de gestão da qualidade e controle de processo, sendo também realizados os ensaios no produto.

“Buscamos a certificação da ABNT, em 2016, para termos um diferencial no mercado perante nossos concorrentes”, relata Sidney Souza, diretor-geral da MP Multipisos Ecológicos. No processo de fabricação, a empresa utiliza borracha reciclada de pneus. O resultado é um produto inovador e sustentável.

O diretor-geral garante que a certificação, ao comprovar a qualidade, agrega valor ao produto e à empresa, destacando-a em seu mercado. “E há o acompanhamento periódico do processo de fabricação, é uma exigência da certificação da ABNT”, ele observa.

Empresas interessadas em obter a certificação da ABNT devem fazer contato pelo e-mail certificacao@abnt.org.br e em seguida receberão a relação de todos os documentos necessários para o processo.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC). Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.