A Certificação ABNT é entregue para determinado modelo de embarcação e os Selos são unitários, específicos para cada embarcação, com o propósito de total rastreabilidade.

Foram necessários quatro anos de trabalho técnico, estudo e implementação, envolvendo a Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para compor todos os critérios desta Certificação. A diretoria da ACOBAR tem o compromisso de fazer com que todos os estaleiros abracem o processo e introduzam a certificação em suas embarcações.

O objetivo é nivelar o mercado náutico, produzindo embarcações com alto padrão de qualidade, seguindo as exigências e especificações da Certificação ABNT. Todo esse processo tem como foco principal promover mais segurança para o cliente.

A meta da ACOBAR é desenvolver um processo junto à Capitania dos Portos, para que todas as lanchas/embarcações sejam registradas na capitania, somente com o Selo da Certificação ABNT.

Certificações ABNT/Acobar

As Certificações ABNT/Acobar são fundamentadas em um check-list, com base em 14 Normas ISO internacionais, em normas nacionais, além das normas da Marinha do Brasil (NORMAN).

Fases da Certificação:

- FASE 1 - Analise técnica da documentação das embarcações que são enviadas do estaleiro para a ABNT, esta fase dura em torno de 3 a 4 semanas, onde engenheiros da ABNT fazem toda a análise técnica do projeto da embarcação.

- FASE 2 - Visita presencial dos auditores da ABNT nos estaleiros, onde são verificados os detalhes do projeto da embarcação. Além disso, é verificada toda a parte de gestão do estaleiro, como por exemplo, controle de processos e estoque, reclamação de cliente, entre outros, garantindo assim, a repetitividade da embarcação que está sendo utilizada como modelo do processo de certificação.

- FASE 3 - Todo o relatório é levado para a ABNT, o qual é auditado por uma equipe da área técnica. Esta fase do processo tem a duração em torno de 2 (duas) semanas. Sendo finalizado esta última etapa, é emitido o certificado da ABNT para aquele modelo específico.

Os estaleiros pioneiros na adesão e que já receberam a certificação são a FIBRAFORT e INTECH BOATING / SESSA MARINE.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.