Na próxima semana,  entre os dias 2 e 5 de julho, o Comitê Técnico da ISO de Tabaco e Produtos de Tabaco (ISO/TC 126 – Tobacco and Tobacco products) estará no Rio de Janeiro e incluirá, em suas discussões, a criação de um novo grupo de trabalho voltado exclusivamente para os produtos de tabaco aquecido. O evento, sediado no Brasil, através da ABNT, tem como objetivo discutir a importância da normalização desses produtos para garantir aspectos de segurança, incluindo dados quantitativos sobre emissões que irão permitir a comparação desses produtos com cigarros tradicionais.

Produtos com Potencial de Risco Reduzido, como os vaporizadores (popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos) e os produtos de tabaco aquecido, são proibidos no Brasil desde 2009, porém são uma realidade em muitos outros países. Diversas entidades já discutem metodologias para estudar esses produtos com base científica e normalizada.  A International Organization for Standardization (ISO) é uma dessas organizações e possuiu em sua estrutura o Comitê de Tabaco, que se reúne regularmente e já possui um grupo de trabalho que analisa os vaporizadores.

No dia 1º de julho das 17 h às 18 h, haverá uma Coletiva de imprensa com o presidente do Comitê da ISO, Mr. Prof. Dr. Wolf-Dieter Heller, um dos maiores especialistas em regulação e pesquisa científica do mundo. A imprensa interessada deverá enviar um email com o nome e veículo para Karina Nazello (karina.nazello@abnt.org.br).

Serviço:

Meetings of ISO/TC 126 – Tobacco and Tobacco Products

Coletiva de Imprensa

Data: 01 de julho de 2019

Horário: 17 h às 18 h

Local: Windsor Barra Hotel

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia

imprensa@abnt.org.br
11 3017.3660