Certificadora destaca seus serviços de avaliação da conformidade para produtos da construção civil que vêm despertando maior interesse no mercado.

Argamassa colante, portas de madeira, tintas e esquadrias externas para edificações são alguns dos produtos que podem receber a respeitada Marca de Conformidade ABNT. O mercado tem sinalizado um crescimento do interesse por produtos certificados e grande parte deles integra a lista da ABNT Certificadora, que contempla programas específicos para mais de trinta itens da área da construção civil.

A certificação desses produtos é voluntária, funcionando como um diferencial competitivo no mercado, fator que gera credibilidade e confiança entre os consumidores. A validade do certificado é de três anos.

No caso da argamassa colante, o processo baseia-se nos requisitos da norma técnica ABNT NBR 14081:2012 - Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Tem ainda como referências as Portarias do Inmetro nº 658/2012 e nº 548/2014, que tratam dos Requistos de Avaliação da Conformidade para Materiais e Equipamentos da Construção Civil.

Há dois modelos de certificação para argamassas colantes. O de nº 4, exclusivo para micro e pequenas empresas, contempla apenas ensaios e não se aplica a importadores e comerciantes. Prevê coleta de amostras de todos os modelos de cada família do produto. Para a manutenção da certificação, o produto deve ser ensaiado com intervalo máximo de 4 (quatro) meses, conforme determinado no item 5.1.2 da Portaria Inmetro nº 548/2014.

O Modelo nº 5 compreende auditorias e ensaios. O procedimento é iniciado com uma auditoria para avaliar o processo fabril e os requisitos mínimos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O primeiro ensaio de manutenção deve ser feito em intervalo de no máximo 4 (quatro) meses e, na inexistência de não conformidades, o período passará a ser de 6 (seis) meses.

Portas e esquadrias

A certificação para portas de madeira implica o atendimento à norma ABNT NBR 15930.2:2018 - Portas de madeira para edificações. Parte 2: Requisitos e à ISO 10140-2:2010 - Acoustics -- Laboratory measurement of sound insulation of building elements-- Part 2: Measurement of airborne sound insulation, que trata de ensaios laboratoriais para medição de isolamento acústico.


O programa para as portas é o de nº 5, com auditorias e ensaios. A empresa deve solicitar uma proposta comercial, preenchendo antes o Questionário de Avaliação Preliminar (QAP) e uma planilha de modelos. A certificação é realizada por meio de amostras de famílias de produtos, com avaliação do desempenho da porta como um todo (incluindo os componentes fechadura, dobradiças e parafusos). O fabricante receberá um certificado com a Marca ABNT e Inmetro, mas apenas a primeira deverá ser exibida no produto. São previstas auditorias periódicas anuais e coleta de amostras para ensaios conforme o nível em que o fabricante estiver classificado.

Por sua vez, o programa de certificação de esquadrias para edificações tem como referência a norma ABNT NBR 10821:2017 – Esquadrias para Edificações, com suas Partes 1 a 4. É aplicado o Modelo nº 5 de certificação e, entre outras exigências, na solicitação a empresa deve preencher o QAP e Memorial Descritivo. Nos ensaios de manutenção a ABNT vai coletar aleatoriamente amostras de famílias de produtos certificados. A coleta deverá ser de no mínimo uma família, além de garantir que todas as demais tenham sido coletadas no período de 3 anos. Nesta certificação é usado apenas o logo da ABNT.

Marca ABNT para tintas

No leque de programas da ABNT Certificadora para a construção civil constam ainda cimento; tijolos; bloco, piso, telhas de concreto; metais sanitários; chapa de gesso drywall; produtos de fibrocimento; fechadura; telhas e painéis termoacústicos; e tintas, entre outros itens.

Também para as tintas são oferecidos dois modelos de certificação, um apenas com ensaios e exclusivo para micro e pequenas empresas, e o outro envolvendo auditorias e ensaios. Para o modelo mais extenso (nº 5), por exemplo, a solicitação deve compreender todas as unidades fabris que produzam a marca/tipo de produto a ser certificado. Na manutenção da certificação, a auditoria deve ser realizada a cada 12 meses, enquanto os ensaios devem ter um intervalo de 6 (seis) meses. Vencidas todas as etapas, a empresa poderá utilizar no produto as marcas da ABNT e do Inmetro.

O processo de avaliação da conformidade de tintas tem como base as seguintes normas técnicas: ABNT NBR 15079 – Tintas para construção civil – Especificação dos requisitos mínimos de desempenho de tintas para edificações não industriais – Tinta látex nas cores claras; ABNT NBR 16211 – Tintas para construção civil – Verniz brilhante à base de solvente – Requisitos de desempenho de tintas para edificações não industriais; ABNT NBR 15494 – Tintas para construção civil – Tinta brilhante à base de solvente com secagem oxidativa – Requisitos de desempenho de tintas para edificações não industriais; e ABNT NBR 15348 – Tintas para construção civil – Massa niveladora monocomponente à base de dispersão aquosa para alvenaria – Requisitos.

Os fornecedores de produtos para construção civil interessados em obter a certificação devem fazer contato pelo e-mail certificacao@abnt.org.br.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia

11 3017.3660

imprensa@abnt.org.br